As avanços e impactos envolvendo os nascimentos prematuros serão apresentados em evidências científicas por renomados especialistas da área, no 1º Encontro Nacional da Prematuridade e no 2º Seminário Internacional de Neonatologia, que acontecerão em 5 de junho, no Auditório do InRad (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75, São Paulo), em São Paulo.
Voltada aos profissionais de saúde, estudantes e ativistas da causa, o encontro, organizado pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, se dará de forma híbrida, com ingressos presenciais disponíveis pelo Sympla. As inscrições já estão abertas. Para participação online também é necessário se inscrever. Toda a arrecadação será destinada à compra de itens necessários para as UTIs neonatais.
As atividades marcarão os 10 anos da ONG Prematuridade.com, única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias.
A ocasião contará com palestras envolvendo temas sociais e científicos, com o objetivo de divulgar informações sobre a prematuridade, fornecerá orientações e cuidados para as famílias de prematuros, além de promover melhorias no cenário brasileiro e fortalecer as pesquisas e debates na área, impulsionando o avanço da causa. “Será um momento repleto de evidências científicas e amor aos bebês prematuros, perfeito para atualizações nas boas práticas do cuidado e para muito networking”, explica a diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.
Entre os assuntos discutidos, estarão “Como diminuir partos prematuros evitáveis? Cuidados antes e durante a gestação”; e o “Acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade: diminuindo disparidades regionais e étnico-raciais”. Os avanços para a diminuição das taxas de mortalidade neonatal no Brasil; a vacinação de bebês prematuros e os principais cuidados com o prematuro e a família na Unidade Neonatal, serão mais alguns temas que serão explorados.
A grade de palestrante terá nomes como a Dra. Sonia Isoyama Venancio, coordenadora geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde; o Dr. Guilherme Sant'Anna, médico, neonatologista, coordenador do Serviço de Neonatologia da Universidade McGill, em Montreal, Canadá; e a Dra. Monica Levi, médica pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
As participações serão compostas, ainda, por enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, farmacêuticos, além de pais de prematuros. “Para além do debate, queremos que o encontro sirva como fonte, embasamento científico, inspiração e como motivação para que os profissionais busquem implementar as boas práticas e melhorias discutidas nos painéis”, ressalta Denise.
As ações da ONG Prematuridade.com visam, principalmente, reduzir as taxas de prematuridade, para isso, é necessário implementar políticas de saúde materno-infantil que incluam pré-natal adequado, promoção de estilos de vida saudáveis na gestação e acesso a serviços médicos de qualidade, afirmam os especialistas da causa. “Essas medidas podem fazer a diferença para transformar o cenário da prematuridade no Brasil, salvando vidas e reduzindo os custos associados às complicações decorrentes dos nascimentos prematuros”, conclui a diretora da ONG.
Representatividade – O Brasil ainda ocupa a 10ª posição no ranking mundial de nascimentos prematuros, com 330 mil bebês nascendo de forma precoce. Gravidez na adolescência, falta de acesso a um acompanhamento pré-natal de qualidade, doenças gestacionais e desinformação são alguns dos principais fatores para os altos índices de parto prematuro no país, segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, 2021).
Comparativo histórico - Um levantamento da ONG Prematuridade.com, com base em dados do DataSUS, analisou os índices de prematuridade entre 2017 e 2021. A média nacional passou de 10,95% em 2017 para 11,57% em 2021, evidenciando um crescimento progressivo. O Acre liderou no período analisado com a maior taxa de prematuridade (14,02%), seguido por Roraima (13,98%) e Amapá (13,82%); Rio Grande do Norte (12,79%), e, por fim, o Rio Grande do Sul (12,04%).
A análise dos dados trouxe também um recorte que revela crescimento progressivo na taxa nacional de prematuridade. No primeiro ano analisado (2017), o Brasil registrou uma média de 10,95% de nascimentos prematuros. No ano seguinte, o percentual aumentou para 11,05%. Em 2019, a média evoluiu para 11,42%; em 2020, 11,45% e, em 2021, atingiu 11,57%.
Serviço: 1º Encontro Nacional da Prematuridade e no 2º Seminário Internacional de Neonatologia
Data: 5 de junho de 2025
Horário: Das 8h às 17h40
Local: Auditório do InRad (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75, São Paulo)
Inscrições: prematuridade.com/encontro/inscricao
Sobre a ONG Prematuridade.com – A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias. A ONG é referência para ações voltadas à prematuridade e representa o Brasil em iniciativas e redes globais que visam o cuidado à saúde materna e neonatal. A organização desenvolve ações políticas e sociais, bem como projetos em parceria com a iniciativa privada, tais como campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias, entre outras.
Assessoria de Imprensa: Predicado Comunicação
Fátima Costa – [email protected] (11) 99748-1732 WhatsApp
Gabriela Guastella - [email protected] (11) 99571-7400
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] - (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]