Foragido por homicídio em Pernambuco é preso pela GCM, em São Paulo

Conhecido como “Pedro Cigano”, homem liderava facção criminosa e foi localizado pelo sistema de reconhecimento facial Smart Sampa na Zona Leste da capital paulista.

Redação - Itaquera em Notícias
26/05/2025 15h43 - Atualizado há 2 dias

Foragido por homicídio em Pernambuco é preso pela GCM, em São Paulo
Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu, neste domingo (25), um homem foragido da Justiça de Pernambuco por homicídio qualificado. Francisco de Assis Pereira, de 52 anos, foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial do programa de monitoramento Smart Sampa enquanto caminhava pela Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás, Zona Leste da capital.

Conhecido como “Pedro Cigano”, ele apresentou um documento falso no momento da abordagem, mas teve a identidade confirmada posteriormente. Contra ele havia um mandado de prisão expedido em novembro de 2021, por suspeita de participação em uma chacina ocorrida em Cupira (PE), em abril daquele ano, que deixou duas pessoas mortas e três feridas.

A Polícia Civil de Pernambuco aponta Francisco como líder de uma organização criminosa chamada Sangue Cigano, supostamente envolvida em diversos homicídios no estado. Ele estava foragido desde a expedição do mandado judicial.

Após a prisão, ele foi levado ao 8º Distrito Policial, no Brás, onde teve a identidade confirmada e a prisão ratificada. Além do mandado por homicídio, responderá por uso de documento falso.

Desde o ano passado, o sistema Smart Sampa, que conta com mais de 27 mil câmeras em São Paulo, ajudou na prisão de 1.188 foragidos da Justiça, incluindo suspeitos de crimes graves. Também contribuiu para a prisão de 2.449 pessoas em flagrante e na localização de 64 desaparecidos.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »