O futuro dos plantões médicos: novos modelos de gestão e tecnologia entram em cena
Tema foi debatido na 30ª Hospitalar, com participação de Thiago Madureira, presidente do Conselho e Diretor Executivo da Associação Nacional de Empresas de Gestão Médica (ANSM)
NORA FERREIRA
23/05/2025 14h01 - Atualizado há 1 dia
Divulgação
A forma como os plantões médicos são organizados no Brasil está em transformação. Impulsionados pelo avanço da tecnologia, mudanças no perfil dos profissionais de saúde e pela busca por maior eficiência no atendimento ao paciente, novos modelos de plantão e remuneração vêm sendo adotados em diferentes instituições. Essa realidade em evolução foi tema de destaque na 30ª edição da Hospitalar, que acontece até hoje (dia 23) em São Paulo.
Um dos especialistas confirmados nos debates sobre o tema é o médico Thiago Madureira, presidente do Conselho e Diretor Executivo da Associação Nacional de Empresas de Gestão Médica (ANSM). Com mais de 15 anos de experiência na organização de serviços médicos, Madureira traz à discussão a necessidade de revisão nos modelos tradicionais de plantões, que hoje já não acompanham o perfil das novas gerações de médicos. “Os plantões continuam seguindo o modelo de turnos — 6, 12, 18 ou até 24 horas —, com médicos generalistas atendendo sobretudo demandas de baixa complexidade que poderiam ser resolvidas na atenção básica”, explica. No entanto, ele destaca que a gestão qualificada desses plantões, aliada ao suporte de inteligência artificial, telemedicina e interconsultas remotas, tem mudado a dinâmica do atendimento. Segundo Madureira, embora muitos profissionais ainda atuem como autônomos escolhendo turnos de acordo com seu estilo de vida, há um movimento crescente por inovação e suporte tecnológico. “Percebemos uma mudança clara no perfil do médico plantonista, que agora busca ferramentas de apoio diagnóstico e decisões clínicas mais colaborativas”, observa. Uma das transformações mais promissoras está na remuneração baseada em valor — modelo em que os médicos são reconhecidos não apenas pela presença no plantão, mas pelos resultados que geram. “Quando remuneramos o médico pelo valor que ele entrega ao paciente, pela otimização de recursos e pelos resultados que proporciona à instituição, todos ganham: o sistema, o profissional e o paciente”, afirma. Essa mudança só é possível com a aplicação de tecnologias de gestão e análise de dados, capazes de cruzar múltiplos indicadores de performance e gerar painéis de KPIs (Key Performance Indicators) que guiam a atuação dos médicos em tempo real, sempre com acompanhamento de coordenadores assistenciais. Para Madureira, os desafios desse novo modelo são, na verdade, oportunidades de inovação. “Não vejo desvantagens. As mudanças já estão em curso, e com elas surgem avanços como a medicina preventiva, o monitoramento remoto e a fármacogenética. Nunca foi tão possível cuidar do paciente de forma integral e fora do ambiente hospitalar”, conclui. Sobre a Informa Markets Latam A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando por anos mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Acesse www܂informamarkets܂com܂br para saber mais. Sobre o Programa Better Stands da Informa Markets A Informa Markets tem um programa dedicado a promover práticas sustentáveis e responsáveis na indústria de feiras e eventos chamado Better Stands. Através desta iniciativa, a Informa Markets busca transformar a forma como os estandes são projetados, construídos, montados e desmontados, visando reduzir o impacto ambiental e promover a eficiência energética. Para mais informações visite https://betterstands.info/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
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