No dia 22 de maio foi comemorado o Dia do Abraço. Um gesto simples que ganhou um novo significado na campanha Dia do Abraço ITACI, do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, hospital brasileiro criado em 2002 para atender à demanda de tratamento em Onco-Hematologia, ligado ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e que desde 2017 promove abraços físicos e simbólicos.
Para este ano, a nona edição, o hospital mobilizou algumas personalidades para ajudarem. Por meio de vídeos e posts em redes sociais, eles conscientizaram a população sobre os sinais e sintomas da doença, bem como alertar para as chances de cura.
Entre os embaixadores, o cantor Samuel Rosa, as atrizes Renata Brás e Weruska Gallisi, o ator Thadeu Torres (Wicked - O Musical), o ex-jogador de futebol do Palmeiras, Marcos Aurélio Galeano, que se uniram ao ITACI com o propósito de disseminar todo esse conhecimento.
“A campanha transforma o gesto carinhoso do abraço em um convite para a conscientização acerca da importância do diagnóstico precoce de forma leve e acessível,” argumenta Liliane Moraes, Coordenadora da Fundação Criança-ITACI.
Sinais e Sintomas
O câncer infantojuvenil é um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, podendo ocorrer em qualquer lugar do organismo.
“Entre os sintomas estão: palidez, dor óssea, hematomas, caroços, inchaços, perda de peso inexplicada, dores de cabeça ou nos membros, alterações oculares, febre e sudorese noturna. Na dúvida, é melhor procurar um especialista o quanto antes, uma vez que as chances de cura podem chegar a 70% quando o diagnóstico é precoce”, alerta a Lilian Cristofani, diretora médica do ITACI.
Os tipos mais frequentes da doença são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos) e tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Merecem atenção o neuroblastoma (que acomete as células do sistema nervoso periférico, frequentemente localizadas no abdômen); o tumor de Wilms (renal); o retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho); o germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos); o osteossarcoma (ósseo); e os sarcomas (tumores de partes moles).
Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002, e é ligado ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Oferece tratamento para crianças e adolescentes, diagnosticados com câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos.
Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou, em 2024, cerca de 12 mil consultas médicas ambulatoriais, mais de 5 mil consultas multiprofissionais, em torno de 5.800 mil sessões de quimioterapia e 526 internações. Entre as especialidades atendidas: leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores sólidos (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).
https://www.facebook.com/ITACI.ITACI
https://www.instagram.com/instituto_itaci/
https://www.youtube.com/channel/UC99UjqrT2VfMkJXP4gyYiLg
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARI ANGELA DA SILVA CAVALHEIRO
[email protected]