Enquanto muitas pessoas buscam mais liberdade profissional e estabilidade no bolso, as franquias vêm se firmando como uma das opções mais certeiras para começar um projeto próprio com estrutura e apoio. O modelo ganha cada vez mais espaço ao oferecer soluções práticas para quem deseja empreender com propósito e alcançar retorno financeiro. Ao permitir que empreendedores iniciem um negócio com uma marca reconhecida e suporte contínuo, o franchising se apresenta como uma alternativa segura diante dos riscos de começar do zero.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), só em 2024 o setor cresceu 13,5% e movimentou mais de R$ 273 bilhões. Para 2025, a expectativa é de um crescimento entre 8% e 10%, com aumento de aproximadamente 2% no número de operações, redes e empregos diretos.
Com investimentos que variam desde microfranquias acessíveis até grandes operações, há oportunidades para todos os perfis. Setores como: alimentação, beleza, saúde, tecnologia, delivery de comidas e serviços seguem liderando a preferência dos brasileiros que mais têm atraído novos franqueados.
A seguir, conheça 15 franquias que crescem ano após ano e se destacam como oportunidades promissoras para quem deseja empreender com mais segurança e suporte:
MARY HELP - Com mais de 700 mil diárias por ano e mais de 9 mil diaristas ativas, a Mary Help é pioneira no agendamento de serviços de limpeza por meio de franquias. Fundada em 2011, a marca se destaca pelo modelo de baixo investimento — a partir de R$ 40 mil — e pela excelência reconhecida com quatro selos da ABF. Oferece ainda seguro exclusivo às profissionais parceiras, reforçando sua liderança em segurança e qualidade no setor.
ACUIDAR - Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 300 unidades inauguradas.
SEGURALTA - Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a marca já atendeu mais de 270 mil clientes.
LOUCOS POR COXINHA - Nascida no Rio Grande do Norte, em 2014, a Loucos por Coxinha é uma rede de franquias que se destaca no mercado brasileiro com um conceito de fast-food especializado em mini Coxinhas, Churros e Kibe de alta qualidade. A marca atrai franqueados em diversas regiões do Brasil, consolidando sua presença no mercado, chegando a 12 estados e 58 cidades.
ITÁLIA NO BOX - Fundada em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com um conceito claro: oferecer massas italianas de qualidade, em caixinhas, a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas, utilizando 40 toneladas de massa por ano.
TASTEFY (antiga ATW Delivery) - É uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, a rede Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, o Zé Coxinha.
UNHAS CARIOCAS - Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos.
TEM JEITO - Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em 2015 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento.
SUPERGEEKS - A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.
ESPAÇO MAKE - Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$10 reais, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional.
POLAR SHAKE - Franquia americana de milk-shakes com proposta imersiva e cardápio de mais de 30 sabores, incluindo guloseimas brasileiras. Pretende inaugurar 50 unidades nos EUA e cinco no Brasil até 2025.
INSTITUTO GOURMET - Maior rede de cursos profissionalizantes em gastronomia no Brasil. Criada em 2014, já soma 100 unidades e atende quem quer empreender ou aprender por hobby.
SKYLER - Marca de moda masculina com 65 lojas no Brasil. Com coleções que atendem estilos do dia a dia ao business casual, aposta em inovação e atendimento.
PRIORIDADE 10 - Rede de lojas de utilidades que se destaca pela variedade e preços acessíveis. Com um mix que vai de vestuário a brinquedos e itens sazonais, faturou R$ 250 milhões em 2024.
SONHAGRO - Especializada em soluções financeiras e seguridade com foco em produtores rurais, a rede visa facilitar os processos burocráticos, atuando no gerenciamento das negociações e na execução dos projetos técnicos exigidos pelos bancos. Com mais de 11 anos de história, a rede conta com mais de 90 unidades comercializadas em todo o país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DO PATROCINIO DE SOUZA
[email protected]