Em pleno mês da Reciclagem, o debate sobre o papel dos materiais plásticos na sociedade e a urgência da educação socioambiental se mostram mais relevantes do que nunca. Um dos projetos que vêm se destacando nessa pauta é o Instituto Soul do Plástico, idealizado pelo empresário Rui Katsuno, referência no setor.
O projeto atua diretamente em escolas públicas, levando educação ambiental, inclusão, cultura, empreendedorismo e educação financeira. Uma das ações de maior destaque são as formaturas custeadas pelo Instituto, que marcam a conclusão dos ciclos educativos e representam um momento de valorização e autoestima para alunos em situação de vulnerabilidade.
Com mais de 36 anos de atuação na indústria de fabricação de equipamentos para termoformagem e fundador da MTF Termoformadoras, Rui decidiu ampliar seu impacto social ao perceber o aumento da desinformação sobre os plásticos nas redes sociais. Mesmo sem histórico digital, ele criou perfis para desmistificar o tema e incentivar o uso consciente, dando origem ao Instituto Soul do Plástico.
Hoje, Rui representa uma ampla cadeia produtiva que inclui desde operadores de máquinas até cooperativas de reciclagem e empresas do setor alimentício. Com uma comunicação acessível e objetiva, ele acredita que a transformação começa com informação de qualidade e ações na base da sociedade.
“Os materiais plásticos são, sim, recicláveis, e as embalagens têm um papel fundamental, inclusive na saúde pública”, afirma Rui. Seu trabalho com o Instituto Soul do Plástico mostra que é possível unir indústria e impacto social, promovendo consciência e transformação a partir da educação.
Sobre Rui Katsuno
Rui Katsuno é empresário e comunicador do setor de plásticos, Presidente do Instituto Soul do Plástico e da MTF Termoformadoras, com mais de 36 anos de experiência. Referência no segmento, ele ganhou destaque nas redes sociais ao desmistificar informações incorretas sobre o uso dos plásticos e promover práticas sustentáveis com linguagem acessível e direta. Rui também lidera projetos sociais em escolas públicas, levando educação, inclusão, cultura e empreendedorismo para jovens e crianças. Sua trajetória mostra que é possível unir indústria, responsabilidade social e educação em prol de um futuro mais informado e sustentável.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA BRANDAO DE MELO
[email protected]