Eficiência e Inovação: os segredos por trás das franquias que crescem no Brasil

Por Fábio Roth, fundador e CEO do Grupo FRoth

DFREIRE COMUNICAçãO E NEGóCIOS
21/05/2025 11h53 - Atualizado há 1 dia

Eficiência e Inovação: os segredos por trás das franquias que crescem no Brasil
Imagem criada por Inteligência Artificial
No setor de franquias, a capacidade de replicar modelos de sucesso com consistência é essencial. No Brasil, redes como O Boticário, 5àsec, McDonald’s e Grupo Trigo demonstram que excelência operacional resulta da integração entre padronização, tecnologia, logística e gestão de crises. Há alguns pilares essenciais que sustentam as operações de uma rede de franquias, em diferentes segmentos.

Padrões Operacionais

A padronização assegura que todas as unidades transmitam a mesma experiência ao consumidor, reforçando a confiança na marca. Processos claros facilitam treinamentos, reduzem erros e garantem replicabilidade. Um exemplo é O Boticário, que mantém rigor na disposição de produtos e ambientação das lojas, adaptando-se continuamente às tendências.

Gestão da Qualidade
Manter qualidade uniforme exige indicadores de desempenho, treinamentos constantes e uma cultura voltada à excelência. A 5àsec investe em capacitações e auditorias regulares, mantendo altos índices de satisfação mesmo em um setor competitivo.

Tecnologia nas Operações
A tecnologia impulsiona eficiência e controle em tempo real. Sistemas de ERP, CRM e BI possibilitam decisões estratégicas e comunicação eficaz. O Grupo Trigo é destaque no uso de soluções integradas para estoque, desempenho e relacionamento com o cliente.

Logística e Cadeia de Suprimentos
Eficiência logística é vital para a operação das franquias. Gestão de estoque, distribuição estratégica e parcerias com fornecedores garantem qualidade e pontualidade. O McDonald’s se sobressai ao operar uma cadeia de suprimentos robusta, padronizada e global.

Monitoramento e Auditorias
Auditorias internas e análise de dados ajudam a manter padrões e detectar falhas precocemente. Redes como a 5àsec utilizam essas práticas para garantir consistência e confiança ao consumidor.

Gestão de Crises
Planos de contingência, comunicação transparente e treinamentos preparam as redes para imprevistos. Durante a pandemia, o McDonald’s exemplificou essa preparação ao adotar rapidamente estratégias como drive-thru, delivery e pedidos online, assegurando a continuidade do negócio.

O sucesso das franquias brasileiras está na combinação de processos padronizados, foco na qualidade, uso estratégico da tecnologia e gestão ágil de crises. Com práticas inovadoras e foco na experiência do cliente, redes como O Boticário, 5àsec e Grupo Trigo mostram que é possível transformar desafios em oportunidades e construir marcas sólidas e resilientes.

Sobre Fábio Roth 
Com mais de 30 anos de experiência, em sua maioria dedicados ao Franchising, e com know-how reconhecido pelo mercado, o CEO Brasil da 5àsec traz em seu currículo habilidades de planejamento estratégico, gestão de vendas, liderança em equipe, implantação de planos de excelência, avaliação de franquias, expansão de unidades de negócios em franquias, prospecção de investidores, consultoria comercial, financeira e operacional, planejamento e controle comercial, dentre outros. Há mais de oito anos no comando da 5àsec, Fábio foi o responsável pela reestruturação da rede no Brasil, consagrando a marca como a maior do segmento de lavanderia em território nacional. O empresário também está à frente do projeto LavPop, lançado em 2022, a segunda marca do Grupo 5àsec.  
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE SOUZA SANTOS GARCIA
[email protected]


FONTE: DFreire
Notícias Relacionadas »