Mais do que oferecer soluções em acesso, energia e bem-estar, a Soprano entende que seu papel na sociedade vai além dos negócios. Desde 2024, após as enchentes que impactaram fortemente o estado do Rio Grande do Sul, a empresa consolidou sua atuação com a criação do Comitê de Solidariedade, que marcou o início de uma nova etapa no engajamento com ações sociais concretas e de impacto coletivo.
Ao longo do último ano, o Comitê mobilizou colaboradores, parceiros e comunidades em diversas frentes. As ações abrangeram desde a destinação de doações a famílias atingidas pelas chuvas — incluindo apoio na limpeza, reestruturação de escolas e hospitais e reconstrução de cidades — até campanhas internas de arrecadação de alimentos, agasalhos, materiais escolares e itens de higiene. Com o engajamento da equipe e o foco no bem-estar coletivo, essas iniciativas ampliaram a presença social da Soprano em momentos de grande vulnerabilidade.
Entre as ações, estão a destinação de mais de R$ 2 milhões em recursos próprios a iniciativas sociais, como a construção de 13 casas mobiliadas para famílias desabrigadas em Muçum (RS), em parceria com o Grupo Front, e a revitalização completa da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, viabilizada junto aos Arquitetos Voluntários e Instituto SouDeFazer. A empresa também patrocinou a primeira ação de 2025 da DU99, que recuperou a estrutura da Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira, garantindo melhores condições de ensino para centenas de estudantes.
Ainda, a empresa mantém iniciativas estruturantes por meio do Instituto Adelino Miotti (IAM), centro de formação pessoal e profissional voltado a jovens entre 16 e 18 anos. Desde sua criação, em 2011, o Instituto já formou mais de 120 jovens, muitos dos quais foram encaminhados ao mercado de trabalho por meio do Programa Recriar. O IAM trabalha com foco em educação, cidadania e inclusão, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais justa.
A atuação da Soprano também inclui ações contínuas em prol da saúde e do voluntariado, como a Campanha de Doação de Sangue e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que promovem cuidado com os colaboradores e a valorização da vida dentro e fora do ambiente corporativo.
Com um ano desde o início de sua atuação sistematizada no campo social por meio do Comitê de Solidariedade, a Soprano reafirma que sua responsabilidade com a sociedade é um pilar essencial do seu modelo de gestão. “Seguimos comprometidos em contribuir ativamente com a reconstrução do estado e, principalmente, com o apoio às pessoas mais impactadas. Nosso trabalho vai além da resposta emergencial: investimos no desenvolvimento social por meio de ações estruturantes, com foco especial na educação e na formação de jovens. Acreditamos que transformar realidades é parte da nossa responsabilidade como empresa. Estar presente nas comunidades onde atuamos é um valor que seguimos colocando em prática todos os dias”, aponta o vice-presidente da Soprano e membro do Comitê de Solidariedade, Paulo Roberto Sachett.
Outras ações sociais importantes já estão no calendário da Soprano. A próxima será no dia 31 de maio, onde a Escola Municipal de Ensino Fundamental David Riegel Neto, em Porto Alegre (RS) receberá 40 voluntários da empresa que realizarão trabalhos envolvendo pintura, montagem de móveis, paisagismo e limpeza, entre outros. A marca também está presente no patrocínio na Feijoada Solidária, promovida pelo Instituto Combustível da Vida (ICV), da empresa RodOil, que será no dia 14/06, no Samuara Hotel.
Com iniciativas que unem empatia, responsabilidade e ação, a Soprano reafirma seu propósito de construir um futuro mais humano, sustentável e acolhedor — transformando realidades e inspirando atitudes conscientes em todas as esferas em que atua.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIARA BACHI
[email protected]