Atletas do betinenses conquistam 20 medalhas em fim de semana de grandes resultados no atletismo convencional e paralímpico

CAROLINA NOGUEIRA
20/05/2025 15h38 - Atualizado há 17 horas

Atletas do betinenses conquistam 20 medalhas em fim de semana de grandes resultados no atletismo convencional e paralímpico
Atletas do betinenses conquistam 20 medalhas em fim de semana de grandes resultados no atletismo convencional e paralímpico

No último sábado (17), os atletas da delegação de atletismo, de Betim, participaram de duas importantes competições e voltaram para casa com nada menos que 20 medalhas: 11 conquistadas no Torneio Pró-Índice, em Belo Horizonte, e 9 no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em Goiânia.
As conquistas refletem o impacto transformador do esporte na vida de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo projeto Viva o Esporte, realizado em Betim, pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura de Betim.

Destaques no Torneio Pró-Índice
Oito atletas do projeto se destacaram no Torneio Pró-Índice, promovido pela Federação Mineira de Atletismo, no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Eles disputaram provas de pista e campo, como corridas de 100, 200 e 800 metros rasos, lançamento de dardo, lançamento de disco, arremesso de peso e salto em distância.
A jovem Samara Quesado dos Santos, da categoria sub-14, se destacou ao conquistar duas medalhas de ouro, nos 800 metros rasos e no salto em distância. Já Emanuélly Priscila Soares Máffia do Nascimento, da categoria sub-20, foi vice-campeã dos 100 metros rasos.
No adulto feminino, Aline Santos de Oliveira Dumont foi prata no arremesso de peso e no lançamento de dardo, enquanto Regina Célia Simões de Paula levou o bronze nos 100 metros rasos.
No masculino adulto, os destaques foram Caio Wendel Carvalho Martins, com a prata no lançamento de disco; Richard Gabriel Soares do Nascimento Máffia, bronze nos 100 metros rasos; e Arthur Augusto de Souza Araújo, que conquistou duas medalhas de bronze, no arremesso de peso e no lançamento de dardo.
Na categoria sub-18, Alisson de Barros da Rocha completou a participação betinense com o 3º lugar nos 100 metros.
Brilho também nas pistas paralímpicas
Em Goiânia, durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, os cinco representantes do Viva o Esporte também mostraram força, garra e superação. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é uma das principais do calendário nacional para atletas com deficiência.
Diego Pereira de Jesus foi campeão nas provas de 200 e 400 metros. A atleta Lorena Vitória Alves de Souza também levou duas medalhas de ouro, nos 200 e 800 metros. Já Alan Patrick Claudino subiu ao topo do pódio no salto em distância.
João Pedro Tomaz Siqueira de Oliveira conquistou o ouro nos 200 metros e o bronze nos 400 metros, enquanto Bruno Thiago Santana garantiu duas medalhas de prata, nos 800 metros e 1.500 metros.
Mais do que medalhas, um projeto de transformação
Para a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, os resultados vão muito além do pódio. “Essas conquistas mostram o poder do esporte como ferramenta de transformação social. Cada medalha é resultado de muito esforço, disciplina e do apoio que oferecemos diariamente aos nossos alunos”, destaca.
Solange reforça ainda o papel de projetos como o Viva o Esporte na construção de oportunidades para todos. “Temos orgulho de ver nossos jovens crescendo como atletas e como cidadãos. O esporte ensina valores como respeito, trabalho em equipe, resiliência — e é isso que queremos levar para a vida deles. O sucesso nas pistas e campos é consequência de um trabalho feito com seriedade e amor”, afirma.
Sobre o Viva o Esporte
O Projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, promove o acesso gratuito a atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer para diversas comunidades da cidade. A iniciativa atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com e sem deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade de vida.
Em 2024, o projeto alcançou 5.866 participantes, totalizando 70.991 atendimentos em atividades esportivas – um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Com essa expansão, o Viva o Esporte reafirma seu papel essencial na promoção da saúde, bem-estar e cidadania para a população de Betim.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA NOGUEIRA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »