Saúde bucal: Bruxismo e disfunção temporomandibular; quando é hora de buscar ajuda?

Dentista explica que dores de cabeça e musculares, além do desgaste nos dentes, podem estar relacionadas aos transtornos

DEIWERSON DAMASCENO
20/05/2025 12h10 - Atualizado há 7 horas

Saúde bucal: Bruxismo e disfunção temporomandibular; quando é hora de buscar ajuda?
Divulgação

O ranger ou apertar os dentes durante o sono, conhecido como bruxismo, e a disfunção temporomandibular (DTM), um conjunto de distúrbios que afetam a articulação da mandíbula e os músculos mastigatórios, são problemas cada vez mais comuns entre os brasileiros. Segundo o coordenador do curso de odontologia da Faculdade Anhanguera, Marcelo Coessens, a alta incidência dessas condições tem preocupado profissionais da área da saúde bucal.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40% dos brasileiros têm bruxismo, ou seja, quatro em cada dez pessoas são afetas por esse problema. Já a DTM, afeta, em média, 37% da população brasileira. 
 

"O bruxismo e a DTM podem estar ligados e causar diversos problemas, como dor de cabeça, dor muscular na face e pescoço, dificuldade para mastigar, zumbido nos ouvidos e até mesmo desgaste nos dentes. Além disso, o estresse e a ansiedade são considerados fatores de risco para o desenvolvimento dessas condições", alerta Coessens.
 

A DTM, por sua vez, pode manifestar-se através de dores, ruídos ao abrir e fechar a boca, limitação de movimentos mandibulares e, em casos mais graves, até mesmo desvios de mandíbula. Dores musculares e cansaço ao mastigar, também podem piorar a qualidade de vida do paciente, no caso das DTMs musculares. É importante ressaltar que o bruxismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da DTM.
 

Mas quando buscar ajuda? O especialista destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessas condições. "O tratamento pode envolver diversas abordagens, como o uso de placas de mordida (Michigan), fisioterapia, terapia comportamental e, em alguns casos, tratamento odontológico mais complexo. É fundamental que o paciente busque um profissional especializado para um diagnóstico preciso e um tratamento personalizado quando tiver qualquer um desses sintomas", destaca o especialista. 

Quando Procurar Ajuda Profissional?
 

Persistência dos Sintomas:

  • Se os sintomas persistirem por mais de uma semana.

Intensidade da Dor:

  • Se a dor for intensa e interferir nas atividades diárias.

Impacto na Qualidade de Vida:

  • Se os sintomas afetarem o sono, alimentação ou outras atividades diárias.

Danos Visíveis aos Dentes:

  • Se houver desgaste significativo ou fraturas nos dentes.


    Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog. 
          

Assessoria de imprensa - Anhanguera 
     Deiwerson Damasceno e Carolina Pinho 
     [email protected] e [email protected] 

(11) 98455-3620 e (11) 99241-7657 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEIWERSON DAMASCENO DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »