Prefeitos da Região Oeste propõem integrar cidades ao sistema de vigilância Smart Sampa

Lideranças do Cioeste visitam central de monitoramento da capital e defendem união regional para fortalecer segurança pública e agilizar respostas a crimes e emergências.

Redação - Itaquera em Notícias
17/05/2025 08h52 - Atualizado há 9 horas

Prefeitos da Região Oeste propõem integrar cidades ao sistema de vigilância Smart Sampa
Divulgação / Prefeitura de São Paulo

Prefeitos das 12 cidades que integram o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) propuseram, nesta sexta-feira (16), a criação de uma rede regional de monitoramento conectada ao sistema Smart Sampa, da capital paulista. A iniciativa busca reforçar a segurança pública por meio da integração de câmeras e bancos de dados, ampliando a capacidade de resposta a crimes e emergências nas cidades da região.

Durante visita à central do Smart Sampa, ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o presidente do Cioeste e prefeito de São Roque, Guto Issa, destacou a importância da união entre os municípios. Segundo ele, a cooperação regional é fundamental, já que ações criminosas frequentemente ultrapassam os limites municipais. “As câmeras integradas poderão atuar em casos como o de criminosos que se deslocam entre as cidades”, afirmou.

O prefeito Ricardo Nunes apresentou dados do programa, que em seis meses contribuiu para a prisão de 2.344 pessoas em flagrante, além de localizar 62 desaparecidos. Ele ressaltou o interesse do governo estadual em apoiar a expansão do projeto e enfatizou que a integração regional pode potencializar os esforços de segurança e melhorar a qualidade de vida da população.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »