Brasscom passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

DEUSARINA SANTANA
14/05/2025 09h54 - Atualizado há 20 horas

Brasscom passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo
Divulgação

A Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais) acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. 

A adesão ao Pacto Global da ONU representa um marco importante para a entidade, que já implementa diversas iniciativas alinhadas aos ODS. A organização dedica-se a promover o trabalho digno, a inclusão social, a diversidade e a ética empresarial, buscando construir um setor de TIC mais justo, equitativo e sustentável.  

Para concretizar esse compromisso, a Brasscom atua em diversas frentes e adota uma postura intransigente contra a corrupção em todas as suas formas, em consonância com a Carta de Princípios do Trabalho em Tecnologia. Lidera o Movimento Trabalho Ético ao promover contratações formais e direitos trabalhistas no setor de TIC, com foco em relações justas e inclusivas que garantem transparência, segurança jurídica e trabalho decente para todos. Paralelamente, trabalha em conjunto com parceiros como MEC, MCTI e Sistema S para ampliar programas de formação e capacitação na área de tecnologia e garantir oportunidades formais e qualificadas para jovens. 

A associação também se dedica à promoção da diversidade e inclusão. O desenvolvimento do 1º Censo da Diversidade em TIC, com o objetivo de promover a equidade salarial, a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e a diversidade nas empresas de tecnologia, é um exemplo concreto desse esforço. Os resultados do censo, divulgados em março deste ano, servem como base para a implementação de políticas e práticas mais inclusivas. 

No âmbito da inovação sustentável, a entidade impulsiona o desenvolvimento de soluções que aliam tecnologia e responsabilidade ambiental. A proposição do Plano Brasil Digital 2030+, o apoio à digitalização como alavanca para maior eficiência ambiental e a participação ativa em eventos globais como a COP 30 demonstram o compromisso com a construção de um futuro mais verde. A Brasscom ainda incentiva a transformação tecnológica responsável como parte do compromisso em promover práticas sustentáveis em todo o setor de TIC.

“A adesão ao Pacto Global da ONU não é apenas um compromisso, mas um chamado à ação para todo o setor de TIC. Queremos liderar a transformação para um futuro mais sustentável, inspirando outras organizações a adotarem práticas responsáveis e a inovarem em benefício do planeta e da sociedade. Juntos, podemos construir um legado de prosperidade e responsabilidade para as próximas gerações ", afirma Roberta Piozzi, Diretora de Parcerias e Projetos em Educação.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org  

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br.
 

Sobre o Pacto Global da ONU
O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br 

Sobre a Brasscom
A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais (Brasscom) é a entidade brasileira que representa os interesses das empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e tecnologias digitais (TD). A entidade atua há mais de 20 anos na defesa dos interesses do setor e na promoção do desenvolvimento tecnológico e digital do Brasil. 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
[email protected]


Notícias Relacionadas »