Adolescentes da Fundação CASA de Araçatuba aprendem na teoria e na prática sobre o cultivo de hortas urbanas

Ação conta com referencial teórico de curso da Embrapa e promoveu visita à Horta Municipal de Araçatuba

ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DA FUNDAçãO CASA
13/05/2025 10h50 - Atualizado há 18 horas

Adolescentes da Fundação CASA de Araçatuba aprendem na teoria e na prática sobre o cultivo de hortas urbanas
FCASA/divulgação

Os jovens que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Araçatuba concluíram recentemente o curso “Hortas em pequenos espaços”, realizado de forma online por meio da plataforma online “e-Campo” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O curso, que é gratuito, teve duração de 24 horas/aula e mostrou aos jovens quais são os primeiros passos no cultivo de pequenas hortas urbanas. Ele foi dividido em três módulos e, para emitir o certificado, o participante deve obter um total de 70 pontos nas atividades obrigatórias.

Para tornar a atividade ainda mais lúdica, os adolescentes realizaram uma visita, em paralelo ao curso, à Horta Municipal de Araçatuba, com o objetivo de verem na prática os conteúdos trabalhados de forma teórica no computador.

Como explica o coordenador pedagógico da CASA Araçatuba, Elso Amâncio, a visita também ajudou na conscientização dos adolescentes. “Eles puderam aprender a importância da agricultura urbana, da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, além conferirem técnicas de cultivo, compostagem e a importância da biodiversidade, que podem ser aplicadas nas atividades práticas realizadas no CASA, e posteriormente em suas comunidades”, destacou o colaborador.

Os adolescentes certificados atuarão agora no projeto da horta do centro socioeducativo, podendo aplicar na prática o que aprenderam durante as aulas e as visitas.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

 

Mais informações no site: fundacaocasa.sp.gov.br.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
[email protected]


Notícias Relacionadas »