Trabalhar de bike: cada vez mais pessoas usam a bicicleta para ir ao trabalho em Santos
Movimento Bike to Work Day, celebrado no próximo dia 9 de maio, reforça a atenção para o uso da bicicleta no trajeto casa-trabalho
Pietra Nebot Marini
07/05/2025 17h42 - Atualizado há 20 horas
divulgação
Inspirado pelo movimento internacional Bike to Work Day, comemorado em maio, o mês se torna símbolo de uma mudança crescente no comportamento urbano: mais pessoas têm escolhido a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Em Santos, o sistema Bike Santos comprova essa tendência com números expressivos de uso durante os dias úteis e horários de pico.
Até março de 2025, o Bike Santos já registrou mais de 5 milhões de viagens, consolidando-se como um dos principais exemplos de mobilidade urbana sustentável no Brasil. Os dados revelam forte adesão nos horários de entrada e saída do trabalho, com destaque para os períodos entre 6h e 10h, que concentram mais de 18% das viagens, e entre 16h e 20h, responsáveis por mais de 35% do total.
Localizada na região da Avenida Ana Costa — um dos principais eixos corporativos e comerciais de Santos —, a estação Gonzaga lidera o ranking de uso do Bike Santos. Nos últimos meses, tem concentrado cerca de 8% de todas as retiradas do sistema, um volume expressivo diante da ampla distribuição de estações pela cidade. Seu desempenho consistente reforça a importância da bicicleta na integração entre moradia, trabalho e transporte público em áreas de alta demanda.
De acordo com Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, operadora do Bike Santos, o uso da bicicleta vem se consolidando como alternativa real de mobilidade urbana. “Os dados de Santos mostram claramente que a bike deixou de ser apenas uma opção de lazer e passou a integrar a rotina das pessoas como meio de transporte rápido, econômico e saudável. Isso fortalece o papel do Bike Santos como parte da solução para o trânsito e os impactos ambientais”, afirma.
Para o diretor de Transportes Urbanos da CET-Santos, Murilo Barletta, o programa tem cumprido seu papel com eficiência. “O Bike Santos é uma ferramenta concreta de transformação urbana. Ele conecta modais, incentiva hábitos mais saudáveis e contribui diretamente para a redução do fluxo de veículos motorizados nas vias da cidade”, destaca o porta-voz da companhia.
Estudos da Universidade de Oxford indicam que substituir o carro pela bicicleta apenas um dia por semana pode reduzir, em média, cerca de 0,5 tonelada de CO₂ por pessoa ao ano. Quando essa prática é adotada em larga escala, os benefícios são significativos para o meio ambiente e a saúde urbana.
O programa Bike Santos é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA NEBOT MARINI
[email protected]