O papel da logística na entrega de presentes para o Dia das Mães

Por trás de cada presente há uma logística eficiente que precisa ser invisível,  mas essencial para que tudo chegue a tempo  

ROBERTA SENA
09/05/2025 12h38 - Atualizado há 11 horas

O papel da logística na entrega de presentes para o Dia das Mães
Freepik

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo e por trás de cada presente há um grande desafio logístico. Entre os queridinhos na hora de presentear, assim como flores e eletrodomésticos, estão os produtos de beleza que despontam como os preferidos. Mas, para que os produtos cheguem ao destino dentro do prazo e em perfeitas condições, é preciso muito mais do que uma boa promoção e para isso a logística se torna peça fundamental nessa operação. 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC),  o setor de beleza registra um aumento significativo nas vendas durante o período que antecede o Dia das Mães, chegando a crescer cerca de 12% em 2024 quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Para atender a demanda, as empresas investem cada vez mais em soluções logísticas que combinem agilidade, rastreabilidade e sustentabilidade.

“O consumidor quer encontrar variedade e também quer que o presente chegue a tempo e em boas condições. É uma operação complexa que depende da atuação coordenada de diversos agentes, como transportadoras e centros de distribuição. Em todas essas etapas, há um protagonista silencioso indispensável: o palete”, comenta Emanuela Mascarenhas, Supply Chain Sr. Manager da CHEP Brasil.

Referência global em soluções logísticas sustentáveis, a CHEP viabiliza um sistema de pooling de paletes — modelo baseado em compartilhamento e reutilização. A prática reduz custos operacionais, evita desperdícios e contribui para a economia circular. Os paletes permitem o empilhamento seguro das mercadorias, otimizam o uso do espaço em caminhões e armazéns, e preservam a integridade dos produtos, algo essencial em períodos de alta demanda como no caso do Dia das Mães. 

Apesar de quase invisível ao consumidor, o palete é peça-chave no funcionamento da cadeia de abastecimento. Sem ele, os produtos ficariam mais expostos à umidade e contaminação, comprometendo sua qualidade. “Com a reutilização de paletes, eliminamos a necessidade de descartes frequentes, o que torna toda a operação mais eficiente e sustentável”, reforça Emanuela.  

Em uma data marcada pela emoção e pelo desejo de demonstrar carinho, a logística eficiente se torna invisível, mas essencial. Afinal, por trás de cada presente entregue a tempo, há uma cadeia de planejamento, tecnologia e trabalho conjunto para fazer o afeto chegar até o destino final.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA SENA FELICIANO
[email protected]


Notícias Relacionadas »