Corredor Ecológico Corinthiano

Emergência Climática

Renato Nalini
09/05/2025 07h33 - Atualizado há 13 horas

Corredor Ecológico Corinthiano
Domínio Público
            A conscientização climática precisa chegar à população, pois os fenômenos extremos provocados pela ação humana afetam a todos. Sem exceção. É importante que haja movimentos que reajam às vicissitudes e adaptem a cidade para que não se percam vidas, nem se colham prejuízos incalculáveis.
            É muito bom verificar que a criatividade propõe soluções de acordo com a natureza, como a iniciativa dos Gaviões da Fiel, que pretende implementar o chamado “Corredor Ecológico Corinthiano”. A região em que se encontra o imenso campo do Corinthians precisa de verde e os torcedores do “timão” querem fazer do espaço ainda ocioso, um imenso conjunto florestal.
            O plantio de árvores é a tecnologia mais eficiente, eficaz e efetiva, além de ser a menos dispendiosa e a mais adequada à realidade brasileira. Esse projeto ali não só o plantio, a reposição da cobertura vegetal de que a cidade ainda é deficitária em algumas regiões muito áridas, mas também despertar o sentimento ecológico em pessoas que ainda não haviam se interessado pelo agravamento das condições climáticas da maior cidade brasileira.

            Sabendo-se que as árvores amenizam a temperatura, além de prestar serviços ecossistêmicos imprescindíveis à sadia qualidade de vida, o interesse da própria coletividade em promover plantio é um confortador sinal de esperança para a São Paulo que, neste ano de 2025, quer que todos os paulistanos pensem naquilo que podem fazer para tornar mais acolhedora esta urbe, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo.
            Vamos nos interessar pelo “Corredor Ecológico Corinthiano”, que dotará a populosa Zona Leste um espaço mais compatível com as necessidades da saúde do povo, além de contribuir para a disseminação da verdadeira educação ambiental de que precisamos: aquela capaz de transformar a realidade e torná-la cada vez mais apropriada às necessidades populares.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »