Inaugurado em abril pela Prefeitura de São Paulo, o Centro de Exames da Mulher (CEM) Capela do Socorro realizou mais de 1,2 mil exames em seu primeiro mês de funcionamento. Localizado na zona sul da capital, o equipamento é o segundo do tipo na cidade — o primeiro foi implantado em Itaquera, na zona leste — e tem como foco ampliar o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde.
Com estrutura composta por 30 salas, o centro reúne diversos serviços em um único local, como exames de mamografia, ultrassonografia, histeroscopia, colposcopia, entre outros. Só no primeiro mês, foram realizados 266 exames de mamografia, 97 avaliações urodinâmicas completas e 679 ultrassonografias, sendo 206 do tipo transvaginal, 133 mamárias e 148 de abdômen total.
A unidade é referência para o público feminino atendido pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul e conta com infraestrutura que permite a realização de múltiplos exames em uma só visita. Além disso, oferece acolhimento especializado e permite agendamento de procedimentos também aos sábados, facilitando a rotina das pacientes.
A proposta da gestão municipal é implantar um centro semelhante em cada coordenadoria regional, garantindo que as mulheres possam acessar diferentes serviços de saúde com mais conforto, agilidade e qualidade em um único lugar.