Lesão nem sempre é sinônimo de cirurgia

Jogador do Real Madrid usa órtese no ombro para evitar cirurgia; Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo explica

VIVIANE BUCCI
05/05/2025 13h45 - Atualizado há 14 horas

Lesão nem sempre é sinônimo de cirurgia
Freepik

Recentemente, um flagrante em campo do meia Jude Bellingham, do Real Madrid, chamou a atenção: para evitar uma cirurgia que o afastaria dos gramados por até seis meses, o jogador, que enfrenta as consequências de uma luxação no ombro esquerdo sofrida em novembro de 2023, utiliza uma órtese personalizada antes de cada partida. 

Além de atletas, lesões no ombro afetam também trabalhadores, idosos e praticantes de atividades físicas. Com diagnóstico precoce e conduta conservadora, é possível evitar agravamentos e cirurgias desnecessárias.

“Se tratado no início, o problema pode ser resolvido sem cortes, internação ou afastamento prolongado. A decisão pelo tipo de tratamento deve ser feita com critério técnico e não por pressa ou pressão externa”, conclui.

Lesões no ombro são comuns em esportes que exigem movimentos repetitivos ou de alto impacto, como futebol, tênis, natação e levantamento de peso. Para preveni-las, é essencial manter um bom condicionamento físico, com ênfase no fortalecimento dos músculos que estabilizam essas articulações. Além disso, a técnica correta nos movimentos esportivos e o uso de equipamentos adequados são fundamentais para evitar sobrecarga e traumas. 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo é uma associação científica de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por médicos interessados no estudo das afecções ortopédico-traumáticas das articulações do ombro e cotovelo.

Victor Oliveira – [email protected] / (11) 94470-6660 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] / (11) 97529-0140 WhatsApp 

Carolina Fagnani - [email protected] / (11) 99144-5585 WhatsApp 

Raquel Pantaleão – [email protected] / (11) 91112-6611 WhatsApp


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]


Notícias Relacionadas »