A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo deu início nesta semana ao programa Avança Saúde - Mental, que será realizado ao longo dos meses de maio e junho nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A iniciativa integra as ações do mês da Luta Antimanicomial, celebrado no próximo dia 18, e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e física. O ponto alto será o "Dia D", neste sábado (10), com atividades das 8h às 17h em todas as unidades.
Durante o programa, serão oferecidos serviços como grupos de acolhimento, atualização de cadastros e triagens para identificar demandas relacionadas à saúde mental, incluindo casos de sofrimento psíquico decorrente do racismo, uso de substâncias e histórico de tratamentos. A população também terá acesso a exames laboratoriais, atendimento de enfermagem para atualização vacinal, aferição de pressão, testes rápidos e orientações sobre o uso correto de medicamentos.
Além disso, o Avança Saúde - Mental contará com atividades voltadas à saúde da mulher e da pessoa idosa, ações educativas coletivas e individuais com foco em temas como diversidade, saúde sexual e prevenção da violência. As crianças também terão espaço com atividades lúdicas que incentivam vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou os avanços da cidade na área: “A rede de cuidados foi ampliada com a criação de 20 novos Caps desde 2016, totalizando 103. Ações como essa reforçam nosso compromisso com a promoção da saúde mental”. A população pode localizar a UBS mais próxima pelo site Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.