Mãos Empoderadas celebra lançamento das marcas criadas por suas participantes na Feira das Artesãs 2025, que acontece na véspera do Dia das Mães

Evento no Centro Cultural Arte em Construção, na Cidade Tiradentes, no dia 10 de maio de 2025 encerra todo o processo de capacitação pelo qual passaram as artesãs que participaram do projeto

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
05/05/2025 16h05 - Atualizado há 1 dia

Mãos Empoderadas celebra lançamento das marcas criadas por suas participantes na Feira das Artesãs 2025, que acontece na véspera do Dia das Mães
Divulgação
 

Os resultados de todo o processo de capacitação e aprimoramento de técnicas profissionais pelo qual passaram 50 artesãs que participaram do Mãos Empoderadas podem ser conferidos na Feira das Artesãs, que encerra em grande estilo a terceira edição desse projeto. O evento tem entrada gratuita e acontece no dia 10 de maio, véspera do Dia das Mães, das 10h às 17h, no Centro Cultural Arte em Construção (CCAC), na Cidade Tiradentes

O projeto é uma produção da Estima Cultural, realização PROAC ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo, patrocínio PEPSICO e copatrocínio AIR LIQUIDE.

*

O ponto alto da festa é o lançamento das marcas recém-desenvolvidas pelas artesãs durante o projeto. Na ocasião, elas expõem e vendem seus produtos feitos com técnicas de macramê, crochê, bordados, costura criativa e patchwork; e, peças como acessórios (brincos, colares e pulseiras), bolsas, amigurumis, bonecas e as deliciosas comidinhas artesanais.

Além disso, o evento conta com uma programação artística focada no debate sobre a mulher e sociedade. Entre as atrações, estão Zumba com Dançaterapia, Madeirite Rosa (com o espetáculo Pro Mundo Virar), Troupe Trapaceiros (com o espetáculo Forró Circense) e a rapper Luana Jansen com DJ Mozão no show ‘A justiça não existe’.

*

O projeto “Mãos Empoderadas” trabalha o empoderamento feminino a partir do encontro entre mulheres que têm no artesanato a sua fonte de trabalho e renda, compartilhando técnicas, processos de criação e estimulando geração de renda. A ideia é despertar ou reafirmar o sentimento de solidariedade entre as mulheres e valorizar a independência financeira a partir da profissionalização de seus ramos de atividade criando e fortalecendo liberdades pessoal e profissional.

Ao longo de dois meses, as artesãs da Cidade Tiradentes participaram de uma série de oficinas, vivências e bate-papos de aprimoramento de técnicas artesanais, empreendedorismo, marketing digital e outros conhecimentos para que pudessem ressignificar a forma como lidam com suas produções artesanais e, assim, tornar-se ainda mais inovadoras e rentáveis. 

Além disso, elas ganharam de presente do projeto logomarcas personalizadas, criadas por uma designer gráfica, além de etiquetas para identificar seus produtos. O projeto ainda contou com uma mostra cultural, com espetáculos de teatro, circo, música e dança, apresentados por artistas que discutem o papel da mulher na sociedade.

A terceira edição do Mãos Empoderadas é realizada pela produtora Estima Cultural, por meio do PROAC ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo, com patrocínio da PepsiCo e copatrocínio da Air Liquide.

*

“Por meio de nossa agenda ESG, chamada de PepsiCo Positive, buscamos contribuir para uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta, e uma das formas de fazermos isso é apoiando projetos transformadores como o Mãos Empoderadas, que incentiva o empreendedorismo feminino e a equidade de gêneros. Estamos muito felizes por fazermos parte dessa história, junto ao programa de lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo”, diz Livia Favaro, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo.

 

"Na Air Liquide, a equidade e a inclusão são pilares fundamentais. Incentivar mulheres a empreender, conquistando sua independência financeira e seu espaço no mercado de trabalho, não só proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional, mas também pode representar o primeiro passo rumo a uma transformação significativa em suas vidas", destaca a diretora jurídica e presidente do Comitê de Responsabilidade Social da Air Liquide Brasil, Michelle Maximiano.

 

 

 

A ESTIMA CULTURAL atua na gestão e realização de ações voltadas para facilitar o acesso da população aos bens culturais. Seus projetos têm alcançado êxito e provocado encantamento em pessoas das mais diversas faixas etárias e classes sociais, possibilitando que a arte seja reconhecida como elemento de apreciação e geração de renda.

Os Projetos da ESTIMA buscam promover a cultura e as artes brasileiras, oferecendo à população programações gratuitas acessíveis e de qualidade. Ao mesmo tempo que investe na geração de trabalho e renda para a extensa cadeia produtiva formada por profissionais e prestadores de serviços envolvidos na realização de eventos e programas culturais.

Serviço

Feira das Artesãs

Mãos Empoderadas 2025 - Cidade Tiradentes

Quando: 10 de maio de 2025, das 10h às 17h.

Quanto: entrada gratuita.

Onde: CCAC - Centro Cultural Arte em Construção - Avenida dos Metalúrgicos, 2.100, Cidade Tiradentes, São Paulo, SP.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Notícias Relacionadas »