O sistema de monitoramento Smart Sampa, implementado pela Prefeitura de São Paulo, prendeu dois foragidos da justiça, nesta terça-feira (6). Um homem condenado por estupro a 27 anos de detenção e outro por homicídio foram capturados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) em diferentes pontos da cidade, após serem identificados pelas câmeras do sistema. Ambos eram procurados desde o ano passado.
Na Zona Leste, o homem, de 58 anos, condenado por estupro e atentado violento ao pudor, foi detido. A identificação ocorreu por meio do reconhecimento facial do Smart Sampa enquanto ele aguardava um ônibus no Terminal Itaquera. O indivíduo, natural de Areial (PB), estava foragido desde abril de 2024, quando sua prisão foi decretada pela Justiça de São Paulo. Agentes da GCM interceptaram o ônibus em que ele embarcou e o conduziram ao 63º Distrito Policial.
Mais cedo, na Zona Norte, o homem, de 32 anos, foi preso. Condenado a oito anos por homicídio, ele foi flagrado pelas câmeras do Smart Sampa enquanto caminhava em uma avenida. Natural de Fortaleza (CE), ele estava foragido desde abril de 2024, com mandado de prisão expedido pela Justiça do Ceará. Ele foi encaminhado ao 13º Distrito Policial.
Desde sua implantação no ano passado, o Smart Sampa, considerado o maior sistema de monitoramento da América Latina, já auxiliou na prisão de 1.110 foragidos da Justiça e em outras 2.344 detenções em flagrante. O programa também contribuiu para localizar 61 pessoas desaparecidas, utilizando suas 25 mil câmeras estrategicamente posicionadas. Entre os capturados estão indivíduos condenados por diversos crimes graves, incluindo homicídio e agressão sexual.
Com uma taxa de aprovação de 89% da população, segundo pesquisa do IPESPE de abril, o Smart Sampa visa reforçar a segurança pública na capital paulista, agilizando respostas a crimes e emergências. As informações sobre as prisões e localizações são divulgadas em tempo real no "Prisômetro", um painel eletrônico localizado no centro de monitoramento do programa, como parte de uma política de transparência.