Ingressos gratuitos para a Bienal do Lixo 2025 já podem ser reservados

Evento, que acontece de 21 a 25/05, traz uma programação cultural voltada para a sustentabilidade e novas formas de pensar o consumo. O público poderá explorar exposições de arte, oficinas, mostras de cinema, desfile de moda sustentável e painéis de diálogo.

CáSSIA CUNHA
05/05/2025 12h01 - Atualizado há 1 dia

Ingressos gratuitos para a Bienal do Lixo 2025 já podem ser reservados
Divulgação / Bienal do Lixo
Já estão disponíveis as inscrições para visitar a Bienal do Lixo 2025. O evento, que ocorrerá de 21 a 25 de maio no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, disponibiliza ingressos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/bienaldolixo), permitindo que o público garanta sua participação de forma gratuita.

A programação da Bienal do Lixo 2025 inclui atividades interativas, artísticas e educativas, todas com acessibilidade, contando com intérpretes de Libras, audiodescrição e materiais inclusivos. Após a realização em São Paulo, o evento seguirá para Salvador (BA), em data a ser definida, levando sua mensagem cultural e socioambiental para outras regiões.


Organizada pelas agências La Mela e Usina, a Bienal do Lixo é um projeto apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A iniciativa busca promover a conscientização socioambiental por meio de uma programação acessível e educativa.

“A primeira edição, em 2022, foi um grande sucesso, pois recebemos cerca de 15 mil visitantes e acreditamos ter impactado de forma muito positiva todo o público, promovendo muitas reflexões sobre o tema sustentabilidade. A expectativa, para este ano, é de chegarmos, só em São Paulo, a 20 mil visitantes”, afirma a diretora-executiva da Bienal do Lixo, Rita Reis.

Em 2025, o evento ocupará uma área total de 3.000 m², tendo como estrutura central um grande domo de 300 m², localizado próximo à Biblioteca do Parque Villa-Lobos. No espaço, haverá uma exposição com obras de 10 artistas que trabalham com resíduos, transformando materiais descartados, como papelão, eletrônicos, plásticos e outros, em arte. “Acreditamos que a arte tem o poder de provocar mudanças de comportamento e inspirar um olhar mais responsável para os desafios ambientais”, afirma Mario Farias, um dos idealizadores e diretor da Bienal do Lixo 2025.

Além disso, o evento contará com uma área dedicada a ativações de apoiadores e patrocinadores, todos amplamente conectados à questão da sustentabilidade.

Entre as novidades desta edição, e que prometem chamar ainda mais atenção ao tema, está a Casa do Futuro, um amplo espaço interativo, que demonstrará como simples práticas ecológicas e eficazes podem ser incorporadas por todos os cidadãos no dia a dia. Outro destaque será o Desfile de Moda Consciente, trazendo reflexões sobre o impacto ambiental da indústria têxtil.

Além disso, está confirmada a participação da ONG Ocean Sole, do Quênia, que estará presente com duas obras produzidas com chinelos reciclados, retirados de praias e oceanos. "A Bienal do Lixo sempre buscou trazer projetos inovadores, que mostrem como resíduos podem ser transformados em arte e oportunidades. Trazer a Ocean Sole para o Brasil reforça essa missão e inspira novas possibilidades de impacto positivo", afirma Rita Reis.

E o público poderá “colocar a mão na massa” em oficinas criativas com atividades práticas, que inspiram a adoção de um cotidiano mais ecológico. Haverá também uma Miniusina de Transformação, que irá receber coletas de tampinhas plásticas. O material será triturado, derretido e moldado, ganhando, assim, um novo uso, como chaveiros e porta-copos, entre outros.

A programação da Bienal do Lixo 2025 conta, mais uma vez, com os Painéis de Diálogos, nos dias 21 e 22/05, com bate-papos e palestras com convidados que irão dialogar sobre temas pertinentes. Já entre os dias 23 e 25/05 acontece a Mostra de Cinema, que exibirá produções entre médias e curtas-metragens, documentários e vídeos sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade.

Patrocinadores
A Bienal do Lixo 2025 é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Rabobank, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado por: La Mela, Agência Usina, Ministério da Cultura e Governo Federal. Patrocínio: Rabobank, GWM, Klabin, Deloitte, Química Anastacio, Ibema, Suhai Seguradora, Irani Papel e Embalagem, Vivensis, Faber-Castell, Celomax, Green Mining e Positiv.a.

O evento é reconhecido como um dos maiores projetos culturais e socioambientais do Brasil e, este ano, se conecta à Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro, destacando seu papel no cenário global de mudanças climáticas.

Serviço:
BIENAL DO LIXO 2025
- SÃO PAULO
Data: 21 a 25 de maio de 2025
Local: Parque Villa-Lobos, São Paulo

Horário: Das 9h às 18h
Entrada: Gratuita via Sympla
https://www.sympla.com.br/produtor/bienaldolixo
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 - Alto dos Pinheiros - São Paulo/SP
Site: 
www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram: /bienaldolixo


- SALVADOR
Data: (em breve)
Local/Horário: a confirmar
Entrada: Gratuita via Sympla (em breve)

Site: www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram: /bienaldolixo


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CASSIA DA SILVA CUNHA
[email protected]


Notícias Relacionadas »