A Prefeitura de São Paulo promoveu um evento voltado a agricultores da capital para debater associativismo e cooperativismo no meio rural. A ação foi realizada pelo programa Sampa+Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com apoio da Ade Sampa, no Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa. O objetivo foi apresentar aos produtores os benefícios, desafios e exigências legais do processo de formalização da atividade agrícola.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre as diferenças entre associações e cooperativas, além de informações práticas sobre como se organizar formalmente. Palestras e um mutirão de tira-dúvidas integraram a programação, que reuniu cerca de 50 agricultores interessados em fortalecer suas atividades com mais estrutura e apoio institucional.
Segundo o secretário em exercício da pasta, Armando Junior, o evento faz parte de um esforço mais amplo do programa Sampa+Rural, que busca impulsionar a agricultura urbana e periurbana com ações técnicas, apoio à formalização e orientação para emissão de documentos fiscais. “Incentivamos a formalização e a geração de renda de forma coordenada e transparente”, afirmou.
O Sampa+Rural atua em diversas frentes, como a expansão da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o fortalecimento de áreas produtivas já existentes e a criação de novos espaços agrícolas nas regiões da cidade. A iniciativa também mantém três Casas de Agricultura Ecológica e três Unidades de Bionsumos, que produzem insumos naturais para a proteção e desenvolvimento sustentável das lavouras.