PMEs batem recorde de vendas na Páscoa com alta de 27,6%

Mesmo com preços pressionados, pequenos negócios movimentam R$ 802 milhões na semana da Páscoa, entre 14 e 20 de abril, e mostram força com estratégia, experiência e proximidade com o consumidor

BRUNO NAVARRO
30/04/2025 12h37 - Atualizado há 4 horas

PMEs batem recorde de vendas na Páscoa com alta de 27,6%
Créditos: Divulgação
 

São Paulo, 23 de abril de 2025 – Pequenas e médias empresas demonstraram fôlego e estratégia na Semana de Páscoa de 2025, entre 14 e 20 de abril, com um desempenho expressivo que resultou em aproximadamente 2,5 milhões de vendas realizadas e R$ 802 milhões transacionados, segundo levantamento da Olist, ecossistema focado em soluções de e-commerce para PMEs.

O número representa um crescimento de 27,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, evidenciando que, mesmo diante de um cenário macroeconômico mais desafiador, com inflação nos itens típicos da data chegando a 5,3%, os pequenos negócios conseguiram se destacar e impulsionar resultados.

O ticket médio foi de R$ 210,55 por transação. Entre os métodos de pagamento mais utilizados, cartão de crédito e Pix lideraram. No ambiente offline, o Pix apresentou crescimento de mais de 4% em relação aos cartões, que tiveram leve queda na representatividade.

Chocolates foram os protagonistas das vendas na categoria de alimentos, seguidos por guloseimas e azeites. Produtos como bombom recheado, creme de avelã e sortidos como ovinhos de chocolate e guarda-chuva de chocolate lideraram a preferência do público. Entre as guloseimas, destacaram-se variedades de balas e pirulitos mastigáveis. No segmento de azeites, o óleo de coco surpreendeu, ocupando oito posições entre os itens mais vendidos, seguido pelo azeite de oliva extra-virgem em embalagens de 5L. Já no setor de bebidas, os vinhos mostraram força, com crescimento de quase 21% nas vendas em comparação a uma semana comum, superando as cervejas em quase 6%.

Geograficamente, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentraram 51,83% das vendas, com São Paulo registrando aumento de pouco mais de 2%. Minas Gerais, por outro lado, teve uma leve retração, de quase 1%.

Mesmo com a alta dos preços, com os chocolates figurando como os principais vilões do bolso do consumidor, o sucesso das PMEs durante a Páscoa se explica por estratégias de antecipação, foco em experiência de compra e diferenciação. Para Alexander Clein, diretor de Vendas da Olist, a chave está em planejar com antecedência e explorar os diferenciais que só os pequenos negócios conseguem entregar.

“Mesmo quando o preço não é o principal atrativo, datas como a Páscoa continuam sendo oportunidades estratégicas para os pequenos negócios”, afirma Clein. “Com antecedência, criatividade e foco na experiência do consumidor, é possível gerar valor e conquistar clientes”, destaca.

Clein ainda ressalta que quem se prepara com meses de antecedência tem mais chances de negociar bem com fornecedores, criar campanhas relevantes e evitar decisões de última hora. A experiência de compra também é um diferencial importante, com destaque para o atendimento próximo, embalagens cuidadosas, entregas ágeis e comunicação humanizada, elementos que contribuem para fidelizar o consumidor.

Além disso, contar a história por trás dos produtos, explorando o poder do storytelling, ajuda a criar conexões emocionais com o público. “Consumidores estão mais atentos à origem do que compram, e isso pode ser decisivo no momento da escolha”, reforça.

Sobre a Olist
A Olist é um ecossistema focado em soluções de e-commerce para PMEs que contempla, em uma plataforma integrada, as principais soluções para varejistas. Com foco em gestão, aumento de competitividade em marketplaces e vendas em multicanais, o unicórnio entrega aos seus 47 mil clientes soluções ideais para impulsionar o crescimento de seus empreendimentos. Com ferramentas pautadas em alta tecnologia, inteligência e serviços de ponta, a Olist ajuda a empoderar o comércio brasileiro e oferecer oportunidades reais de crescimento para que pequenos, médios e grandes varejistas vendam mais. Saiba mais em olist.com  | LinkedIn | Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.


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