Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, a cidade de São Paulo celebrou um saldo positivo de 50 mil novos empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No período, foram registradas 745.510 admissões e 697.260 desligamentos, com destaque para os setores de construção civil e serviços.
O mês de fevereiro concentrou o maior número de contratações, com 36.769 novos postos de trabalho, impulsionados também pelos setores de indústria e comércio. Em janeiro e março, o saldo de empregos foi de 6.425 e 5.056 admissões, respectivamente. Atualmente, São Paulo possui cerca de 4,99 milhões de empregos formais, com rendimento médio de R$ 5.453 — valor 69,6% superior à média nacional, conforme a Pnad Contínua do último trimestre de 2024.
Para fortalecer ainda mais a geração de emprego, a Prefeitura de São Paulo realiza neste mês uma série de ações do Cate Móvel nas zonas Sul, Leste e Oeste da cidade. Os atendimentos incluem orientação para vagas de emprego, qualificação profissional e acesso à carteira de trabalho digital. Os eventos acontecem entre os dias 5 e 10 de maio, em bairros como Iguatemi, Guaianases, Jardim Varginha e Barra Funda.
Como parte das novidades na área de empregabilidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho lançou um canal de convocação por WhatsApp, pelo número (11) 3357-2400. Por meio dele, candidatos cadastrados no Portal Cate receberão convites para processos seletivos e mutirões de forma automatizada. A mesma ferramenta também permitirá que empresas enviem vagas diretamente à Prefeitura.
Outra iniciativa da Prefeitura é o novo site “Observatório do Trabalho”, que reúne indicadores, boletins trimestrais e análises do mercado de trabalho paulistano. A plataforma foi criada para apoiar políticas públicas de emprego e renda e servir como fonte para pesquisadores e gestores públicos.