Em um mundo em que a desinformação se espalha rapidamente, ensinar ciência desde cedo nunca foi tão urgente. "A ciência é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos críticos, capazes de tomar boas decisões para si e para o coletivo", afirma Bruno Gualano, autor do livro "Bel e o Admirável Escudo Invisível", escritor, cientista, professor associado da Faculdade de Medicina da USP e colunista da Folha de S.Paulo. A obra, segundo volume da coleção "Bel: Ciência para Crianças", da Moah! Editora, usa narrativa envolvente e ilustrações de Catarina Bessell para explicar como as vacinas funcionam e por que são essenciais para a saúde coletiva.
A história acompanha Bel, uma menina curiosa que, junto a seus amigos, descobre o poder das vacinas durante uma visita ao Instituto Butantan. "Criei a Bel para mostrar que a ciência pode ser divertida e acessível. Bel traz à tona aquela curiosidade sobre as coisas do mundo que habita todas as crianças", explica Gualano. Com ajuda do Zé Gotinha e da cientista Dra. Ester, os personagens embarcam numa viagem microscópica pelo corpo humano, descobrindo como os anticorpos nos protegem e como a ciência combate doenças.
O livro também desmistifica fake news, como a ideia de que vacinas contêm chips, e destaca a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). "Não adianta apenas apontar a desinformação, precisamos explicar por que elas são erradas — a descoberta e o conhecimento guiados pela ciência encantam as crianças", afirma.
Além de abordar a alfabetização científica e o pensamento crítico, a obra homenageia figuras históricas como Oswaldo Cruz, Ester Sabino e Mônica Calazans, enfermeira e primeira brasileira vacinada contra a Covid-19. A linguagem acessível e o humor tornam conceitos complexos — como células de defesa e imunidade coletiva — divertidos e compreensíveis para o público infantil.
Sobre o autor
Bruno Gualano, 40 anos, é paulistano, professor associado da Faculdade de Medicina da USP e colunista da Folha de S.Paulo. Com interesses acadêmicos diversos — da Fisiologia à Filosofia —, é um dos cientistas mais influentes do mundo na área da Clínica Médica, segundo a Universidade de Stanford. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências, já foi finalista do Prêmio Einstein + Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-estar e integra a coalizão Ciência e Sociedade.
Gualano acredita que a ciência é um patrimônio cultural e que crianças letradas em ciência tornam-se adultos menos vulneráveis a manipulações. "Bel não é só sobre vacinas; é sobre empoderar os pequenos para questionar o mundo com curiosidade e pensamento crítico", afirma. O livro reflete sua trajetória na divulgação e popularização da ciência, que envolve a produção de artigos veiculados na grande mídia, como a Folha de S.Paulo, o podcast O Cientista Não Morde e o canal Ciência inForma.
Sobre a ilustradora
Catarina Bessell é artista gráfica e ilustradora formada pela FAUUSP. Colaborou por 13 anos semanalmente para o jornal Folha de S.Paulo e tem suas ilustrações publicadas em revistas e livros nacionais e estrangeiros. Gosta de viagens e é uma feliz cosmonauta no universo infinito da literatura.
Adquira "Bel e o admirável escudo invisível" no site da editora: https://www.lojamoah.com.br/bel-e-o-admiravel-escudo-invisivel
FICHA TÉCNICA
Autor: Bruno Gualano
Ilustrações: Catarina Bessell
Editora: Moah! Editora
Categoria: Literatura infantil
ISBN: 978-65-980204-5-3
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 32
Ano: 2024
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]