Confiança do consumidor sobe pelo segundo mês consecutivo e anima bares e restaurantes

Aumento no índice traz boa expectativa para o setor de alimentação fora do lar, que em maio e junho conta com as duas datas mais importantes do ano em relação a faturamento: o Dia das Mães e o Dia dos Namorados

TATIANE FERREIRA
25/04/2025 15h33 - Atualizado há 10 horas

Confiança do consumidor sobe pelo segundo mês consecutivo e anima bares e restaurantes
Foto: Elevate

O aumento no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) representa um indício positivo de recuperação da economia e levanta expectativas para empreendedores do setor de alimentação fora do lar. O ICC teve sua segunda alta consecutiva neste mês de abril, com um aumento de 0,5 ponto, alcançando 84,8 pontos. 

A pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), se baseia nas avaliações e previsões dos consumidores sobre a situação econômica local e familiar, atuando como um indicador dos rumos da economia no curto prazo. Ela também analisa fatores como mercado de trabalho e intenções de compra, onde a tendência de gastos acompanha a satisfação do consumidor.


O aumento, mesmo leve, representa a expectativa de melhoria sobre o atual cenário de incertezas, impulsionado principalmente pela classe média - quem puxou o aumento do índice foram famílias com renda entre R$ 2.100 e R$ 9.600. Isso aponta que os brasileiros estão, aos poucos, se tornando mais inclinados a elevar seus gastos, o que impacta diretamente os resultados do setor de alimentação fora do lar. Após um período desafiador, bares e restaurantes podem ter uma fase mais favorável, com um público mais propenso a consumir.


Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, trata-se de um momento oportuno para empresários do setor. “Esse aumento da confiança é um bom indício sobre as expectativas para os próximos meses, já que o fortalecimento das vendas pode trazer um alívio para os negócios que enfrentam a inflação dos insumos e a dificuldade com pagamento de obrigações atrasadas. Programas como o consignado do FGTS podem trazer mais recursos para o consumo, beneficiando diretamente o setor”.


De acordo com a pesquisa de conjuntura econômica realizada pela associação no mês de março, os estabelecimentos têm tido dificuldades de repassar custos operacionais para o cardápio, a fim de manter a atratividade. Um incremento nas vendas poderia minimizar a dificuldade com margens apertadas e desafogar estabelecimentos em situação de aperto financeiro. Os meses de maio e junho têm as datas mais importantes do setor em questão de faturamento, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados (este, a data mais relevante no ano), que  trazem grande movimento para os estabelecimentos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »