A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) lançou nesta quinta-feira (24) a nova edição do concurso “Engenharia – Ação na Cidade de São Paulo”, que aproxima estudantes e professores de engenharia dos desafios da infraestrutura da capital. A iniciativa conta com a parceria da ABENGE e apoio da ABECE, IBAPE-SP e CREA-SP, e busca soluções sustentáveis e inovadoras em áreas estratégicas.
Em sua 4ª edição, o concurso terá quatro eixos temáticos: energias renováveis, destinação de resíduos da construção civil, cidades inteligentes e drenagem urbana. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://www.engenhariaacao.com.br/. A premiação dos melhores projetos será realizada no dia 9 de outubro deste ano.
As equipes deverão ser formadas por alunos e professores orientadores de cursos de engenharia, mas tecnólogos, arquitetos e urbanistas também poderão participar. Cada eixo propõe desafios práticos, como a geração própria de energia em prédios públicos, a gestão sustentável de resíduos nas obras da SIURB e a criação de soluções de IoT para cidades inteligentes.
A grande novidade desta edição é o foco na drenagem urbana, com estudos sobre a sub-bacia do Córrego Sumaré, na Zona Oeste. Os projetos serão avaliados por comissões compostas por técnicos da SIURB, professores universitários e profissionais do setor de engenharia, conforme critérios definidos no edital.