Em sua primeira agenda oficial na China, nesta quarta-feira (23), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a sólida parceria entre São Paulo e Xangai, cidades-irmãs desde 1988, durante o painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, no “Summit Valor Econômico Brazil-China”. Ao lado de autoridades chinesas e representantes de empresas, Nunes ressaltou os desafios urbanos comuns e o potencial de cooperação em áreas como sustentabilidade, transporte público limpo e tecnologia, com destaque para o programa Smart Sampa.
Segundo o prefeito, tanto São Paulo quanto Xangai têm priorizado o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Ele enfatizou a necessidade de gerar empregos e reduzir desigualdades, destacando a trajetória chinesa no combate à fome e à pobreza como inspiração. “São cidades muito semelhantes, não é à toa que são irmãs desde 1988”, afirmou Nunes a jornalistas brasileiros e chineses.
Durante sua fala, o prefeito apresentou ações concretas da capital paulista, como o investimento de R$ 6 bilhões para substituir ônibus a diesel por modelos elétricos e a meta de trocar os 500 caminhões de coleta de lixo por veículos movidos a biometano até 2028. Também mencionou o uso de tecnologia chinesa no programa Smart Sampa, que tem contribuído para a segurança pública com a identificação de foragidos da justiça.
Na área ambiental, Nunes destacou o aumento das áreas de mata pública e o investimento em infraestrutura verde, como jardins de chuva e sistemas inteligentes de prevenção de incêndios. Além disso, falou sobre o programa Melhoramentos, voltado à modernização da infraestrutura urbana e à geração de empregos qualificados. Ele reforçou ainda o interesse em captar 100 milhões de dólares com o Banco da China para ampliar a frota elétrica da cidade.
A visita de Nunes à China faz parte de uma missão oficial que inclui também o Japão, entre os dias 20 de abril e 1º de maio. Durante a viagem, ele buscará novas tecnologias e parcerias para impulsionar a transição energética, melhorar a mobilidade urbana e preparar jovens para o mercado de trabalho em áreas estratégicas como inteligência artificial e tecnologia da informação. Nesse período, a Prefeitura será comandada interinamente pelo vice-prefeito Mello Araújo.