População de São Paulo aprova Programa Smart Sampa com 91% de reconhecimento

Sistema de monitoramento por câmeras e ações estratégicas na segurança urbana impulsionam aprovação da gestão Ricardo Nunes e reduzem roubos na capital

Redação - Itaquera em Notícias
22/04/2025 12h44 - Atualizado há 3 horas

População de São Paulo aprova Programa Smart Sampa com 91% de reconhecimento
Divulgação - SMSU - Prefeitura de São Paulo

Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data revelou que 91% dos moradores de São Paulo aprovam o Programa Smart Sampa, sistema de monitoramento inteligente por câmeras, considerado o maior da América Latina. O levantamento avaliou os 100 primeiros dias da segunda gestão do prefeito Ricardo Nunes e mostrou também que a área de Segurança Pública tem 66% de aprovação entre os entrevistados. A pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de abril de 2025, com 1.500 pessoas, margem de erro de 3 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, os resultados positivos refletem a execução de ações estratégicas nos primeiros meses do ano. Entre as medidas destacadas estão o fortalecimento da Polícia Municipal, a ampliação do Smart Sampa, que agora conta com 25 mil câmeras, e a implantação de programas específicos, como o reforço à segurança escolar e operações contra crimes ambientais.

A gestão também formou 500 novos agentes, ampliando o efetivo da Polícia Municipal para 7.500 integrantes — número superior ao da PM de dez estados do país — e entregou 50 novas viaturas elétricas, elevando a frota para 610 veículos e 220 motos. Outra iniciativa foi a instalação do Prisômetro, painel em LED que mostra em tempo real dados de capturas de foragidos e desaparecidos localizados pelo sistema Smart Sampa.

Na região central da cidade, ações como a Operação Paulista Mais Segura e o uso intensivo de tecnologia resultaram em uma queda de 30,5% nos roubos em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A cidade como um todo registrou redução de 15,7% nos roubos, com destaque para a integração entre Prefeitura e Governo do Estado no combate à criminalidade.


FONTE: SMSU - Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »