Brasileiros confirmam SXSW como vetor de tendências e inovações no marketing e destacam oportunidade para expandir e qualificar networking
Essas são as conclusões do estudo da Data-Makers, feito para mostrar o que pensam os brasileiros que participaram do maior festival de inovação do mundo em 2025
CLEZIA MARTINS GOMES
17/04/2025 11h02 - Atualizado há 16 horas
Divulgação
São Paulo, 17 de abril de 2025 – O Brasil segue consolidando sua posição como a maior delegação estrangeira no SXSW (South by Southwest), evento global realizado anualmente em Austin, no Texas, e considerado referência nas áreas de inovação, tecnologia, cultura, música e cinema. Para entender o impacto e a relevância do festival para o mercado brasileiro, a Data-Makers, empresa do grupo HSR Specialist Researchers, maior grupo de pesquisa independente da América Latina, conduziu a pesquisa “Brasileiros no SXSW 2025”, a mais completa análise sobre as expectativas, experiências e níveis de satisfação dos participantes brasileiros no evento. Entre os principais objetivos dos brasileiros presentes no SXSW 2025 destacam-se a atualização em relação às tendências e à inovação (36%), o networking (26%) e a busca por parceiros estratégicos (19%). A prospecção de novos negócios e a busca por investidores também foram mencionadas, além do interesse pelas atrações de entretenimento oferecidas. “O evento já era valorizado pelas tendências do mercado apresentadas, mas vem se consolidando pela possibilidade de estreitar contatos com pessoas que são referências de marketing em seus respectivos mercados, responsáveis por inovações e por abrir portas para futuros negócios e oportunidades profissionais”, afirma Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers. O levantamento mostra ainda que oito em cada dez participantes tiveram sua viagem subsidiada total ou parcialmente, sendo que 42% dividiram os custos com a empresa, 24% tiveram todos os custos cobertos por parceiros ou fornecedores, e 20% arcaram com a totalidade dos custos por conta própria. Os participantes que pagaram do próprio bolso, assim como aqueles mais experientes – que acumulam mais de três edições – foram os mais criteriosos e críticos em relação aos conteúdos apresentados. Percepções dos brasileiros em relação ao SXSW 2025 Em relação aos temas mais relevantes abordados no evento, 66% dos entrevistados destacaram os impactos da Inteligência Artificial (IA) no mercado, 59% consideraram as tendências e futurismo interessantes para nortear suas futuras ações, 50% gostaram dos temas relacionados à computação quântica e desenvolvimento pessoal e 45% apontaram palestras referentes à saúde mental. “Enquanto IA e futurismo foram destaque entre todos os públicos, o setor corporativo demonstrou maior interesse por futuro do trabalho e desenvolvimento pessoal enquanto as agências se concentraram em economia criativa e saúde mental”, destaca Fudissaku. Os atributos mais importantes da programação do SXSW para os brasileiros presentes são Keynotes e apresentações para 74%, a seleção dos palestrantes e conteúdos para 70%, o desempenho dos palestrantes para 69% e a exposição para 57%. Foram ressaltadas também por 42% dos participantes as ativações das marcas, por 38% os painéis, por 31% o XR Experience, por 21% os workshops e a escolha de trackers e 11% citaram outros quesitos. “Os participantes de primeira viagem valorizam mais os conteúdos de forma geral: keynotes, apresentações, seleção e desempenho dos palestrantes. Aqueles que já participaram de mais edições mostraram mais interesse pelas Ativações de marcas e XR Experience”, explica o executivo da Data-Makers. Aliás, a maioria dos brasileiros (52%) participou pela primeira vez, 32% já estiveram no evento entre duas e cinco vezes e 12% marcaram presença em mais de cinco edições. Quando questionados sobre as palestras mais interessantes, os brasileiros mostraram opiniões variadas, em conformidade com seus perfis profissionais. Os profissionais das agências apontaram como as melhores palestras as de Michelle Obama, de Kasley Killam e de Amy Webb. Já os talentos corporativos também gostaram de Kasley, mas destacaram também o conteúdo de Jay Graber. Ao eleger os assuntos menos relevantes, 42% mostraram-se desinteressados por conteúdos focados em design, 21% por workplace e futuro do trabalho e 20% não gostaram do tema cibersegurança. Outros conteúdos menos populares foram computação quântica por 12%, ESG por 10% ESG, ética e tecnologia por 8% e cultura por 2%. De acordo com Fudissaku, uma boa surpresa foi o São Paulo House, que obteve NPS de 7,5, ou seja, agradou a maioria dos brasileiros visitantes. “A SP House foi muito bem avaliada, especialmente por profissionais de agências e estreantes no evento, que aprovaram dos painéis e da seleção de palestrantes, bem como da ativação Art Station”, diz o CEO da Data-Makers. A pesquisa quantitativa Brasileiros no SXSW 2025” foi conduzida online de 17 a 28 de março de 2025, com brasileiros maiores de 18 anos que participaram do festival SXSW 2025. No total, 108 pessoas responderam ao estudo, permitindo análises segmentadas por perfil profissional, gênero e experiência prévia no SXSW. A amostra contou com 59% de mulheres e 41% de homens. Os cargos mais representativos foram diretores e gerentes (42%), C-Level (28%) e empresários (12%). Os participantes vieram, majoritariamente, do setor corporativo (58%), seguido por agências (24%). Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Clezia Martins Gomes
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FONTE: https://hsr.specialistresearchers.com.br