O Gartner, Inc. identifica 12 disrupções tecnológicas emergentes que definirão o futuro dos sistemas empresariais. Os líderes de tecnologia devem priorizá-las nos próximos cinco anos, pois elas apresentam oportunidades competitivas no curto prazo e acabarão se tornando padrão nas empresas.
“Os líderes de tecnologia devem agir agora para obter a vantagem de serem os primeiros a usar essas tecnologias”, diz Bill Ray, Vice-Presidente Distinto e Analista do Gartner. “Avanços inovadores, como arquitetura de código habilitada por Inteligência Artificial Generativa (GenAI), segurança contra a desinformação e Earth Intelligence, fornecerão a diferenciação necessária para ajudar as empresas a se destacarem em termos de dados e ofertas de produtos.”
Cada disruptor tecnológico em estágio inicial é significativo por si só, mas, em conjunto, eles começam a definir soluções emergentes mais amplas para novas práticas de negócios. Por exemplo, o avanço das tecnologias de GenAI irá gerar novas soluções em torno de Earth Intelligence e da simulação de negócios, estimulará o crescimento expansivo de modelos de linguagem específicos do domínio e levará a ferramentas de funcionamento mais elevado.
Outros insights sobre disruptores do mercado de tecnologia são:
A arquitetura de código habilitada por GenAI possibilitará aplicações dinâmicas e combináveis
Os sistemas de soluções de GenAI que usam entradas/saídas de texto de forma livre e multimídia substituirão a interface de usuário sequencial orientada por formulário convencional em aplicações corporativas estabelecidas e permitirão novos cenários de usuário.
“Para permanecerem competitivos, os fornecedores tradicionais de software corporativos precisarão reestruturar suas aplicações para atender às soluções de GenAI combináveis que são acionadas sob demanda por meio de prompts textuais e multimodais”, indica Ray Valdes, Vice-Presidente e Analista do Gartner.
Por isso, o Gartner prevê que, até 2029, mais de 50% das interações de usuários vinculadas a processos de negócios em empresas aproveitarão grandes modelos de linguagem para contornar a camada de interface do usuário em aplicações corporativas tradicionais, em comparação com os menos de 5% atuais.
Produtos e serviços para lidar com a segurança contra a desinformação
A segurança contra desinformação é uma disciplina emergente focada em ameaças de fora da rede controlada pela empresa. Ela inclui um conjunto de tecnologias, como a detecção de deepfake, a prevenção de personificação e a proteção da reputação, que podem lidar com a desinformação para ajudar as empresas a discernir a confiança, proteger sua marca e assegurar sua presença on-line
O Gartner prevê que, até 2030, pelo menos metade das empresas terá adotado produtos ou serviços para endereçar a segurança contra a desinformação, em comparação com menos de 5% em 2024.
“Os ataques de desinformação usam infraestrutura externa, como as mídias sociais, e se originam de áreas com supervisão legal limitada”, diz Alfredo Ramirez IV, Diretor Analista Sênior do Gartner. “Os líderes de tecnologia devem adicionar mecanismos de ‘proteção contra a desinformação' aos produtos usando Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (aprendizado de máquina) para verificação de conteúdo e rastreamento de proveniência de dados para ajudar os usuários a discernirem a verdade.”
Earth Intelligence
O Gartner prevê que, até 2028, 80% dos principais ativos da superfície terrestre serão monitorados globalmente por satélites ativos.
Earth Intelligence usa IA para analisar dados de satélites, aéreos e terrestres para monitorar os ativos e as atividades da Terra, fornecendo insights para a tomada de decisões.
“Isso não significa mapas e gráficos. Earth Intelligence está fornecendo números sobre a produção global de níquel, a receita de parques temáticos e a saúde das plantações de trigo, para citar apenas alguns”, acrescenta Ray.
Dada a amplitude das aplicações, a Earth Intelligence é aplicável a todos os setores e empresas. A área de defesa foi a primeira a adotar a tecnologia, mas as melhorias na qualidade dos dados e nas técnicas de análise expandiram rapidamente os casos de uso. O mercado de Earth Intelligence é dividido entre aqueles que capturam os dados, os que interpretam e analisam e os que geram insights específicos do setor.
“Earth Intelligence se aplica a todos os negócios”, diz Ray. “As empresas podem obter uma vantagem inicial ao aplicá-la de forma criativa e estratégica para aprimorar significativamente as funcionalidades específicas dos sistemas existentes ou para competir por meio de novos recursos.”
Os clientes do Gartner podem ler mais em “Emerging Tech Disruptors: Top 12 Early Trends Redefining the Future of Business”. Saiba mais sobre como essas 12 tecnologias transformarão a maneira como as empresas operam nos próximos cinco anos e além, no webinar gratuito e sob demanda do Gartner “12 Emerging Technologies That Will Redefine the Future of Business”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA MIRRHA SANTOS
[email protected]