IA e chatbots triplicam o engajamento em comunicações bancárias com clientes no Brasil

Grande banco global - que envia, mensalmente, dezenas de milhões de mensagens a seus clientes - aumentou em 300% o engajamento no Brasil com a adoção de mensagens RCS

INFORMAçõES PARA A IMPRENSA: CAMILA PAL - CAMILA܂NESTOR@GLOBALPRCONSULTING.COM – 11 9 1015
11/04/2025 15h51 - Atualizado há 1 dia

IA e chatbots triplicam o engajamento em comunicações bancárias com clientes no Brasil
Divulgação

A Sinch, líder global em comunicação na nuvem, traz um estudo de caso no qual um de seus clientes na vertical de serviços financeiros no Brasil, um grande banco de operação global, apresentou um aumento de três vezes no engajamento dos clientes com a instituição e taxas de conversão mais altas ao implantar um canal conversacional com inteligência artificial. 

A adoção da tecnologia RCS (Rich Communications Services) pela instituição financeira - que envia, mensalmente, dezenas de milhões de mensagens a seus clientes - também aprimorou a segurança nas interações, como prevenção a fraudes e verificação de identidade, além de reforçar a eficiência das comunicações voltadas para marketing.  

"Estamos vivendo um momento transformador, em que a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas o canal para fortalecer vínculos humanos. O RCS e a inteligência artificial não estão apenas otimizando números; estão reescrevendo a narrativa de como bancos e clientes se conectam em confiança, segurança e relevância", pontuou Mário Marchetti, head da Sinch na América Latina. 

A solução RCS permite a inclusão de um logotipo e verificação de mensagens para gerar confiança. A Sinch é a provedora de IA conversacional para sete dos 10 maiores bancos do Brasil.  

No Brasil, o setor de serviços financeiros se destaca como um dos maiores impulsionadores da adoção de novas tecnologias. Entre elas, as mensagens avançadas RCS estão transformando a relação entre bancos e clientes, integrando inovação e tecnologia conversacional. 

Comunicação entre bancos e clientes pede a personalização que o RCS proporciona: 

  • 9 em cada 10 pessoas gostariam de receber orientação personalizada do banco. 

  • Menos de 3 em cada 10 pessoas recebem esse serviço atualmente. 

  • FirstBank - banco com sede no Colorado (EUA), fundado em 1963: 60% dos clientes inscritos para alertas personalizados. 

A integração de pagamentos com mensagens RCS está revolucionando as transações móveis: 

  • De acordo com o Sistema Global de Comunicações Móveis (GSMA), o RCS é integrado nativamente em 3,4 bilhões de dispositivos no mundo. 

  • Já o Statista aponta que o RCS é usado por 78% das pessoas com Android em todo o planeta. 

  • A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o comércio eletrônico no Brasil alcance um faturamento de R$ 204 bilhões em 2024, representando um crescimento de 5% em relação a 2023. Para 2025, a projeção é ainda mais otimista, com um avanço de 10%. 

  • Campanha da cliente da Sinch,  rede de fast-food Subway: +140% de conversões com RCS comparado ao SMS. 

Usuários têm canais de comunicação preferidos para interagir com instituições financeiras: 

  • Um levantamento da Opinion Box revelou que 92% dos brasileiros consideram o WhatsApp uma ferramenta eficaz para comunicação com empresas, enquanto 96% o apontam como o principal canal para interações comerciais. 

  • Paralelamente, o e-mail segue como um meio de alcance global, com projeção de 4,48 bilhões de usuários em 2024, segundo dados do Statista. 

A Sinch, que tem a capacidade de se conectar com 100% dos telefones móveis do mundo, atingiu o marco de 1 bilhão de mensagens comerciais RCS entregues mundialmente em 2024 e teve 8 bilhões de interações no ano passado. Demonstrando a força do RCS (originalmente, um recurso de mensagens do Google), recentemente, a Apple também incluiu a tecnologia no iOS.  

O caso do banco global no Brasil destaca como tecnologias avançadas, como o RCS e a inteligência artificial, estão redefinindo a forma como instituições financeiras se comunicam com seus clientes, promovendo segurança, personalização e engajamento. Para Mário Marchetti, o impacto dessas inovações vai além dos números. “Estamos em um momento em que a tecnologia reforça laços de confiança entre bancos e consumidores, proporcionando interações mais seguras, relevantes e humanas”, conclui o executivo. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA NESTOR PAL
[email protected]


Notícias Relacionadas »