O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, marca presença na próxima edição do evento Conexões Que Transformam – Da Periferia para o Mundo, no dia 10 de abril, na Unibes Cultural. A participação acontece por meio da ação GIRO PRO, iniciativa estratégica do programa para promover diálogos e encontros com fazedores da cultura para mapear parceiros e levantar demandas de cursos. O CULTSP PRO é um programa gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão.
Durante um dia inteiro de atividades, o evento irá receber jovens entre 14 e 21 anos com palestras motivacionais ministradas por profissionais do mercado empreendedor. Os representantes do GIRO PRO irão se integrar a essa grade para promover uma roda de conversa com o objetivo de apresentar o CULTSP PRO para os jovens presentes, bem como falar sobre o grande potencial de empregabilidade na indústria criativa. A palestra será conduzida pelo coordenador de articulação social do Programa, José Adriano Albuquerque.
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do Brasil, lançado em outubro de 2024 pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Em poucos meses, o programa promoveu 89 cursos e 112 turmas, somando mais de 35 mil atendimentos em cursos, palestras e outras atividades formativas e complementares, com destaque para as mais de 260 palestras que reuniram mais de 10 mil participantes. Iniciativas como o GIRO PRO, que passou por todas as regiões administrativas do Estado, ampliaram ainda mais o alcance do programa. Até 2029, estão previstas mais de 2.300 atividades por ano, com impacto estimado em mais de 500 mil pessoas.
Dividido em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações alinhadas às diferentes áreas da cultura e economia criativa. As escolas abrangem desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.
SERVIÇO
Conexões Que Transformam – Da Periferia para o Mundo
Data: 10 de abril de 2025, quinta-feira
Horário: 10h às 17h
Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP
Mais informações e inscrições gratuitas disponíveis no site da Unibes Cultural.
Mais informações sobre o CULTSP PRO neste site
Minibio do palestrante - José Adriano Albuquerque: diretor teatral formado pela ECA-USP e ator pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Iniciou sua trajetória artística no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), onde concluiu o curso de Introdução ao Método do Ator sob orientação de Antunes Filho. Ao longo de sua carreira foi supervisor pedagógico do Programa +Qualificação, com passagens pelo PRONATEC e pelo MEDIOTEC, e também exerceu a função de supervisor de Cultura na Subprefeitura de São Mateus, onde liderou ações culturais e gerenciou Casas de Cultura e Pontos de Leitura. Como artista educador e orientador em projetos culturais, integrou espetáculos dirigidos por nomes consagrados como Antunes Filho, Sérgio Azevedo e Celso Correia Lopes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA CANUTO DE FARIA
[email protected]