Até o dia 6 de abril, Indianápolis (EUA) recebe a Shell Eco-Marathon Americas 2025, que desafia estudantes a projetarem veículos de alta capacidade movidos a combustíveis alternativos. O Brasil será representado pelo Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), da Unioeste, situada na cidade paranaense de Cascavel. O carro é movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec. Dentre os patrocinadores da equipe nacional está a XBRI Pneus, marca brasileira comprometida com inovação e sustentabilidade.
Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da empresa, destaca a importância de apoiar iniciativas que impulsionam a pesquisa e o desenvolvimento de fontes renováveis e novos combustíveis, como o hidrogênio verde. "A transição energética é uma necessidade global. Incentivar projetos como o do GCEE significa investir em tecnologias transformadoras e no futuro da mobilidade sustentável", afirma, salientando a importância do apoio à pesquisa e à ciência.
A equipe brasileira embarcou para os Estados Unidos no dia 31 de março. É composta por 12 alunos e os professores Fernando Gaiotto e Antonio Massao Hachisuca. Em 2024, o grupo fez história ao ser o primeiro latino-americano a colocar um carro conceito movido a hidrogênio na pista da Shell Eco-Marathon Brasil, impressionando especialistas e garantindo vaga na etapa americana.
Na presente edição, o desafio será percorrer 16 quilômetros em 35 minutos no lendário circuito de Indianápolis. O professor Fernando Gaiotto está confiante: "Nosso carro tem tecnologia embarcada e um sistema de telemetria que transmite dados em tempo real. A equipe está focada em conquistar esse título para o Brasil".
A capitã do time, Giulia Demarchi, reforça o entusiasmo do grupo: "Estamos orgulhosos por representar nosso país. Melhoramos nosso projeto desde a etapa brasileira e acreditamos no nosso potencial". Samer Nasser afirma que a XBRI Pneus acredita na vitória, mas salienta que “o desenvolvimento do carro e o uso bem-sucedido do hidrogênio verde já são conquistas relevantes”.
Criado há mais de 15 anos, o GCEE integra estudantes de engenharia elétrica, mecânica e ciências da computação, promovendo o aprendizado prático e o avanço da eficiência energética. A equipe conta com o apoio da Unioeste, da SETI e do Itaipu Parquetec. A Shell Eco-Marathon, que completa 40 anos em 2025, incentiva jovens talentos a desenvolverem soluções inovadoras para os desafios energéticos do futuro.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SIMONE SOARES CAMARA ALVES
[email protected]