GreenYellow implementa projeto de Eficiência Energética no Taubaté Shopping, localizado no interior de São Paulo
O novo sistema de ar-condicionado do centro de compras renovou o conforto térmico e reduziu custos com gás natural, água, energia e manutenção
VICTORIA VIANNA
03/04/2025 16h29 - Atualizado há 2 dias
Divulgação
A GreenYellow, multinacional francesa especialista em transição energética, implementou um projeto de Eficiência Energética no Taubaté Shopping, localizado no interior paulista, que é gerido pela AD Shopping, a maior administradora independente de shopping centers do país. Com o suporte consultivo da equipe de profissionais da multinacional francesa foi possível obter um diagnóstico energético que reduzisse os custos operacionais e, ao mesmo tempo, garantisse ainda mais a confiabilidade do sistema de climatização. O projeto realizou o retrofit do sistema de ar-condicionado, por meio do fornecimento e instalação de chillers elétricos, bombas e fancoils das Centrais da Água Gelada (CAG). A implementação resolveu o problema de conforto térmico, eliminou o custo com água e tratamento químico para torres de resfriamento, reduziu os custos de manutenção corretiva e possibilitou o fim do contrato de gás natural, que representava 40% dos custos operacionais do sistema de ar-condicionado do shopping. Com a modernização do sistema, foi feita a desativação total da CAG 1, centralizando todo o sistema de ar-condicionado em um só local e permitindo a disponibilização do espaço de aproximadamente 172m² para locação. Essa melhoria, com uma performance garantida contratualmente, trouxe um resultado de redução de 33% nos custos da central. O projeto foi realizado em parceria com a Enerlab, empresa de engenharia e tecnologia dedicada a promover a eficiência energética e o uso sustentável da água. “Há algum tempo, os shoppings centers passaram a representar um segmento muito importante para a GreenYellow, tanto no que se refere aos projetos de eficiência energética quanto de geração de energia fotovoltaica. Esse acordo vem, justamente, fortalecer a presença da empresa nessa fatia do mercado, que oferece um enorme potencial para novos negócios”, afirma Marcelo Xavier, presidente da GreenYellow no Brasil. Para Ana Cristina Ribeiro, Gerente Geral do Taubaté Shopping, o projeto de eficiência energética reforça o compromisso do centro de compras, serviços e lazer com a responsabilidade socioambiental. “A modernização do nosso sistema de climatização trouxe entre outros benefícios operacionais significativos, o conforto térmico e ao mesmo tempo, reflete nosso compromisso contínuo com a inovação”, destaca Ana Cristina. Sobre a GreenYellow Em 18 anos, a GreenYellow tornou-se um ator importante na transição energética na França e ao redor do mundo, sendo uma verdadeira aliada de empresas e comunidades. Como especialista em produção solar fotovoltaica, projetos de eficiência energética, comercialização de energia e mobilidade elétrica, a GreenYellow apoia seus clientes em toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e financiamento até a operação de projetos de infraestrutura que lhes permitam produzir energia verde e competitiva, reduzir o seu consumo de energia e, assim, acelerar a sua descarbonização. Operando em 15 países em quatro continentes, a GreenYellow está constantemente inovando para enfrentar os desafios das alterações climáticas e enriquecer a sua plataforma de oferta única e global. No Brasil desde 2014, a empresa possui mais de 1 mil projetos de eficiência energética implementados e 280 MWp em projetos fotovoltaicos distribuídos em mais de 80 usinas. Entre seus clientes, atualmente, estão DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Grupo Casas Bahia, Leroy Merlin, entre outros. Mais informações: http://www.greenyellow.com.br/ Taubaté Shopping Com uma área construída de mais de 50 mil metros quadrados, o Taubaté Shopping está há 35 anos na região e gera cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. Sua infraestrutura inclui 200 lojas satélites, sete lojas âncoras, quatro semiâncoras, sete megalojas, cinco salas de cinema da rede Moviecom (três delas com tecnologia Moviecom X), boliche, a mais completa praça de alimentação da região, academia, faculdade e mais de mil vagas de estacionamento. Inaugurado em 9 de novembro de 1989, o empreendimento é administrado pela AD Shopping e está localizado na Av. Charles Schnneider, nº 1700 - Vila Costa. Sobre o Grupo AD A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall. Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br. Mais informações à imprensa A4&Holofote Comunicação (11) 3897-4122 Marília Pontes – [email protected] Tel. (11) 99809-2294 Victoria Vianna – [email protected] Tel. (11) 95580-7702 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTORIA VIANNA DE SOUZA
[email protected]