Agrishow: impulsionando o agro e prevenindo crises financeiras no setor

DAVID FLORIM
04/04/2025 14h30 - Atualizado há 20 horas

Agrishow: impulsionando o agro e prevenindo crises financeiras no setor
Freepik
A Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, tem papel essencial no fortalecimento da economia do agronegócio brasileiro. O evento não só apresenta inovações tecnológicas e novas práticas para o campo, mas também se destaca como um ponto de encontro estratégico para negócios, financiamentos e planejamento empresarial.

De acordo com Ana Franco Toledo, sócia no escritório Dosso Toledo Advogados, a Agrishow é uma oportunidade única para produtores rurais e empresas do setor acessarem crédito, conhecerem novas tecnologias e estreitarem relações comerciais.


- “O evento reúne as principais instituições financeiras que oferecem linhas de crédito específicas para o agronegócio, possibilitando que produtores invistam em inovação e aumentem sua produtividade”, explica a advogada.

Ricardo Dosso, também sócio no escritório Dosso Toledo Advogados, complementa ressaltando que a feira também fomenta parcerias estratégicas e possibilita negociações diretas que podem resultar em melhores condições de pagamento e redução de custos operacionais.

- “O contato direto com fornecedores e prestadores de serviços permite que o empresário rural negocie de forma mais eficiente, garantindo um diferencial competitivo no mercado”, afirma.

Apesar das oportunidades oferecidas pela Agrishow, a gestão financeira e estratégica do agronegócio no dia a dia exige um planejamento sólido para evitar crises que possam levar à recuperação judicial. A feira é um plus de fomento econômico, mas necessidades diárias não devem ser negligenciadas. Ana Franco Toledo destaca que a falta de planejamento adequado pode tornar o negócio vulnerável a oscilações do mercado, eventos climáticos e problemas de endividamento.

- “Saber aproveitar a feira pode significar novos lucros. Se preparar para elas, agendando reuniões estratégicas pode ser vital para prosperar. Porém, somente a feira não faz milagres. É fundamental que o produtor rural esteja atento à gestão de riscos, diversificação de investimentos e à busca por assessoria jurídica especializada para evitar situações extremas”, alerta.

Já Ricardo Dosso enfatiza que a recuperação judicial no agronegócio, embora seja um mecanismo de reestruturação viável em alguns casos, deve ser encarada como última alternativa.

- “O ideal é que o produtor adote medidas preventivas, como auditorias financeiras periódicas, renegociação de dívidas e planejamento tributário. Essas ações podem evitar que uma crise financeira se agrave a ponto de comprometer a continuidade das atividades”, explica o advogado.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVID ROBERTO FLORIM
[email protected]


Notícias Relacionadas »