Com excelência em gestão, APA renova certificado da Lei Pelé

O reconhecimento comprova a transparência e a solidez da Associação Petrolinense de Atletismo, que é o único clube da modalidade certificado no Nordeste

ZDL SPORTS
04/04/2025 11h37 - Atualizado há 17 horas

Com excelência em gestão, APA renova certificado da Lei Pelé
APA / Divulgação
A Associação Petrolinense de Atletismo (APA), com sede em Petrolina (PE), recebeu a renovação do certificado da Lei Pelé na quarta-feira (2). O documento, emitido pelo Ministério do Esporte, atesta que a entidade cumpre integralmente as exigências dos artigos 18 e 18-A da Lei nº 9.615/1998, garantindo transparência, diretivas financeiras e autonomia administrativa.

Com validade anual, o certificado é um requisito fundamental para que clubes e associações possam captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).


Atualmente, a APA conta com cinco projetos financiados com esse mecanismo: Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão; Escolinhas de Atletismo Inclusivas; Escolinhas de Atletismo Sem Fronteiras; Projeto Competir – da base aos pódios; e Canoagem Paralímpica do Sertão.

Desde sua primeira certificação, em 2021, a APA tem renovado o documento anual, consolidando-se como referência em gestão esportiva. Com a renovação, continua sendo o único clube de atletismo do Nordeste a possuir essa certificação.

O coordenador de projetos e diretor-executivo da entidade, Natanael Barros, celebrou a conquista. “É com grande satisfação que comemoramos a renovação do certificado da Lei Pelé. Esse reconhecimento reflete o esforço coletivo de nossa equipe em manter a transparência e a boa gestão, pilares fundamentais para o sucesso da APA”, destacou.

"Esta atualização é uma prova de que estamos no caminho certo. Seguiremos firmes em nossa missão de fortalecer o esporte e impactar com certeza a vida das pessoas por meio de nossas ações externas ao alto rendimento e à inclusão social com o atletismo, reafirmando o papel da APA como uma referência esportiva no Nordeste e no Brasil”, completou o diretor.

A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.

Com 21 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »