A Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (4), o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Real Parque, na Zona Oeste da capital. Com investimento de R$ 11,4 milhões, a obra ampliou a capacidade de consultas mensais em 8,5% — de 4 mil para 4.342 — e de outros atendimentos, como vacinas, curativos e odontologia, em 15,5%, totalizando 12.176 procedimentos mensais.
A nova UBS conta com 88 profissionais e estrutura física 88% maior, passando de 25 para 47 salas, incluindo consultórios ginecológicos e odontológicos, sala de coleta, emergência, observação, farmácia e sanitários adaptados. “Agora a gente entrega um equipamento ampliado, que vai melhorar a qualidade dos atendimentos, que é o desejo da população”, disse o Prefeito Ricardo Nunes.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o crescimento populacional da região e a necessidade de melhores condições para os profissionais e usuários motivaram a ampliação. A UBS atende cerca de 23 mil habitantes e é gerenciada pela SPDM, com custo mensal de R$ 839 mil.
Além do atendimento tradicional, a unidade possui três equipes de estratégia saúde da família, incluindo uma voltada à população indígena Pankararu, formada por 182 famílias cadastradas. Clarice da Silva, presidente da Associação SOS Pankararu, destacou a importância do respeito à cultura indígena no atendimento: “É importante saber que tem um olhar e cuidado específico com a nossa comunidade”.
Moradores da região elogiaram a nova estrutura. “A UBS era muito pequena, agora está mais desenvolvida, maior, vai ser muito melhor para a gente”, disse a aposentada Antônia Fernandes, de 68 anos. Já Gisele Correa, de 41 anos, reforçou a qualidade do atendimento e a expectativa de melhorias com a ampliação.