Sorocaba, março de 2025 – A Clarios, proprietária das baterias Heliar e outras marcas, reforça sua cidadania corporativa com projetos transformadores que beneficiam comunidades vulneráveis, refugiados e promovem a diversidade. Em 2025, a companhia expande seu impacto positivo com ações que vão desde a doação de cestas básicas até programas de capacitação profissional.
A Clarios investe na qualificação profissional de refugiados, abrindo portas para uma nova realidade no mercado de trabalho. Em parceria com o Instituto Kayton em Ação, a empresa recebe currículos, identifica lacunas na formação dos candidatos e, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece cursos específicos para aprimorar as habilidades deles. Como resultado da fase inicial do projeto, três refugiados já foram contratados e atuam nas unidades Auto e Componentes da empresa.
Outro destaque é o Projeto Nós Plurais, criado pelo Comitê de Cultura e Diversidade, que tem promovido um ambiente de trabalho seguro e inclusivo. Treinamentos e ações de conscientização reforçam a cultura de respeito e diversidade dentro da organização. Paralelamente, a valorização da educação também ganha espaço: por meio de uma mobilização interna, colaboradores arrecadaram materiais escolares essenciais, beneficiando crianças da Instituição Casa Verde e garantindo um início de ano letivo mais promissor. Além disso, a empresa já entregou cestas básicas para três instituições que assistem famílias em situação de vulnerabilidade em Sorocaba (SP).
Pamela Garcia, analista de Bem-estar e Desenvolvimento Social da Clarios, enfatiza a importância do papel social das empresas. “Nossos projetos refletem nosso compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva. O engajamento dos colaboradores fortalece essas iniciativas e nos permite expandir nosso impacto a cada ano. Neste ano, seguimos firmes na missão de transformar vidas e contribuir para um mundo melhor”, destaca.
O compromisso da Clarios também se reflete no reconhecimento externo. Em fevereiro de 2025, a empresa conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Social, certificação concedida a organizações que demonstram impacto social significativo. Esse reconhecimento é resultado do programa Clarios In Action, que mobiliza cerca de 350 voluntários em ações transformadoras ao longo do ano.
Além das iniciativas sociais, a sustentabilidade é um pilar essencial da Clarios. A empresa opera um dos modelos mais bem-sucedidos do mundo em economia circular, reciclando cerca de 8 mil baterias usadas por hora em sua rede global. Atualmente, 76% do ácido e 54% do plástico utilizados na produção das baterias vêm de materiais reciclados ou remanufaturados.
Líder absoluta no mercado brasileiro, a marca Heliar equipa dois em cada três veículos fabricados no país, incluindo automóveis, motocicletas e veículos pesados. Com inovação e responsabilidade social, a Clarios segue impulsionando mudanças positivas e sustentáveis na sociedade.
SOBRE A CLARIOS
A Clarios é a líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade. Impulsionamos o progresso por meio de soluções cada vez mais inteligentes para praticamente todos os tipos de veículos. Com 17.000 funcionários em mais de 100 países, trazemos profundo conhecimento aos nossos parceiros do mercado de reposição e OEM, além de confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Respondemos ao planeta com um rigoroso foco em sustentabilidade com um foco rigoroso em sustentabilidade, promovendo as melhores práticas de sustentabilidade da categoria e defendendo-as em todo o nosso setor. A Clarios está comprometida com a sustentabilidade e a eficiência operacional. Trabalhamos para garantir que até 99% dos materiais da bateria sejam recuperados, reciclados e reutilizados. A Clarios é uma empresa do portfólio da Brookfield.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLEIDE DE PAULA
[email protected]