GenAI deve impactar consumo global de energia, aponta Deloitte
Segundo estudo global ‘TMT Predictions’, consumo de eletricidade por data centers pode dobrar até 2030, correspondendo a 4% do uso global de energia
JEFFREY GROUP
26/03/2025 09h17 - Atualizado há 3 dias
Free Pik
O emprego de Inteligência Artificial Generativa (Gen AI) deve aumentar o consumo global de energia via data centers, aponta a pesquisa “TMT Predictions 2025”, realizada pela Deloitte – organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo. O estudo ainda traz outras implicações importantes do uso massivo de Gen AI no contexto das indústrias de Tecnologia, Media e Telecomunicações, como em infraestrutura, que deverá comportar um número cada vez maior de aparelhos com a tecnologia embarcada, como smartphones; na evolução de seu emprego pelas empresas; e em equidade de gênero – com as mulheres alcançando níveis de paridade com homens no uso e no desenvolvimento da tecnologia. “As escolhas de hoje sobre o desenvolvimento e o uso de inteligência artificial generativa moldarão o futuro. Adotar a GenAI com princípios de confiança, inclusão e sustentabilidade garantirá que os avanços tecnológicos beneficiem tanto a atual geração quanto as futuras, impulsionando a inovação de forma ética. À medida que essa tecnologia se expande, é essencial que empresas e governos colaborem para mitigar desafios como viés algorítmico, impacto ambiental e segurança digital. Somente com uma abordagem equilibrada e orientada por valores responsáveis será possível maximizar os benefícios dessa novidade, promovendo um desenvolvimento sustentável e acessível para toda a sociedade", diz Matheus Rodrigues, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte Brasil. IA Generativa deve dobrar o consumo de energia O estudo da Deloitte prevê que o consumo de eletricidade por data centers dobre até 2030, chegando a 1.065 terawatts-hora (TWh) no mundo todo — o equivalente a 4% do consumo global de energia. Esse aumento será impulsionado pelo crescimento acelerado das atividades de treinamento e de inferência da IA Generativa (GenAI), o que exige energia de forma intensiva. Empresas de tecnologia — incluindo provedores de nuvem, fabricantes de semicondutores e operadores de data centers — podem desempenhar um papel essencial na mitigação desse aumento de consumo elétrico e na transição para energia limpa. Gigantes do setor já investem em chips mais eficientes, soluções inovadoras de resfriamento, designs energeticamente sustentáveis e fontes de energia livres de carbono, além de se comprometerem com metas de zero emissões líquidas. Embora os dados do estudo apontem que essas colaborações possam reduzir o impacto energético da GenAI, muitas das iniciativas de pesquisa e desenvolvimento e programas-piloto levarão anos para gerar resultados concretos e retorno sobre o investimento. Smartphones e PCs colocam o poder da GenAI à prova O relatório calcula que, até o final deste ano, mais de 30% dos smartphones comercializados terão funcionalidades de GenAI. Além disso, cerca de 50% dos PCs vendidos contarão com capacidade de processamento local de GenAI, um aumento significativo em relação aos 30% registrados em 2024. O ano de 2025 será crucial para avaliar o real valor e alcance das funcionalidades iniciais da GenAI. Ainda que os dados projetem um aumento de 7% nos embarques globais da tecnologia nos smartphones (em comparação com 5% em 2024), o impacto na receita será ainda maior, uma vez que os consumidores tenderão a optar por dispositivos premium equipados com recursos avançados de GenAI. A velocidade de adoção dessas inovações pelos usuários ainda será um fator determinante para o sucesso comercial. Agentes de AI estão em ascensão O estudo da Deloitte aponta que 25% das empresas que utilizam IA Generativa (GenAI) implantarão agentes de AI em 2025, com esse número crescendo para 50% até 2027. O avanço do uso desses agentes — soluções projetadas para realizar tarefas com mínima intervenção humana — será impulsionado por inovações tanto de startups quanto de grandes players do setor, que enxergam novas oportunidades de receita. Baseados em modelos de linguagem avançados, os agentes de IA oferecerão mais flexibilidade e uma gama mais ampla de aplicações do que os métodos tradicionais de aprendizado de máquina ou aprendizado profundo. Embora o objetivo final seja desenvolver agentes autônomos e confiáveis, os dados preveem melhorias significativas nessas tecnologias em 2025, permitindo que o agente avance além de testes piloto e provas de conceito em alguns mercados e aplicações. Empresas que adotarem esses agentes agora poderão otimizar fluxos de trabalho, aumentar a produtividade e impulsionar a eficiência operacional em diversas áreas. Uso da AI generativa por mulheres O relatório da Deloitte prevê que o uso e o desenvolvimento de ferramentas de Gen AI por mulheres nos Estados Unidos devam alcançar ou mesmo superar os índices dos homens até o final de 2025. Em 2023, o uso da GenAI por mulheres era aproximadamente metade do registrado entre os homens. No entanto, ao longo do último ano, a adoção da GenAI entre o público feminino nos EUA triplicou, superando significativamente o crescimento observado entre os homens. Em nível global, a redução da lacuna na adoção da GenAI ocorrerá em ritmos diferentes. Ao redor do mundo, alguns países e regiões devem alcançar a paridade entre homens e mulheres já em 2025 e outros, em 2026. Ascensão das plataformas agregadoras de streaming Após atingir um pico médio de quatro assinaturas por consumidor nos EUA e mais de duas na maioria dos mercados europeus em 2024, a pesquisa avalia que o SVOD stacking — tendência de assinar múltiplos serviços de vídeo sob demanda independentes — atingiu seu limite e começará a declinar em 2025. Apesar da queda nas assinaturas individuais, as receitas do setor podem continuar crescendo devido a estratégias como aumento de preços, restrição ao compartilhamento de senhas e ofertas de pacotes mais vantajosos. O relatório antecipa também que o mercado se estabilizará com apenas dois ou três serviços SVOD diretos ao consumidor por região, enquanto o restante do setor será complementado por agregadores. Seguindo o modelo tradicional de operadoras de TV paga, plataformas como telecomunicações, provedores de TV por assinatura e empresas de tecnologia atuarão como intermediárias, consolidando múltiplas fontes de conteúdo em ofertas unificadas. Esse movimento pode reduzir custos para os consumidores e criar um ecossistema de streaming mais sustentável. Sobre a Deloitte A Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com cerca de 457 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. Com base nos seus mais de 175 anos de história, fornece serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria empresarial, assessoria financeira e consultoria em gestão de riscos para quase 90% das organizações da lista da Fortune Global 500® e milhares de outras empresas. Nossas pessoas proporcionam resultados mensuráveis e duradouros para ajudar a reforçar a confiança pública nos mercados de capitais e permitir aos clientes transformar e prosperar, e lideram o caminho para uma economia mais forte, uma sociedade mais equitativa e um mundo sustentável. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com mais de 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 18 escritórios. Para mais informações, acesse: www.deloitte.com.br. A Deloitte refere-se a uma ou mais empresas da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”), sua rede global de firmas membro e suas entidades relacionadas (coletivamente, a “organização Deloitte”). A DTTL (também chamada de “Deloitte Global”) e cada uma de suas firmas-membro e entidades relacionadas são legalmente separadas e independentes, que não podem se obrigar ou se vincular a terceiros. A DTTL, cada firma-membro da DTTL e cada entidade relacionada são responsáveis apenas por seus próprios atos e omissões, e não entre si. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte www.deloitte.com/about para saber mais. Mais informações: Assessoria de Comunicação da Deloitte - JeffreyGroup Nathália Santos [email protected] Tel: 11 9861-6761 Alessandro DaMata [email protected] Tel: 11 99687-4141 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
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