Sistema de climatização da Samsung promove bem-estar de pacientes nos Centros de Saúde de Belo Horizonte

Unidades de atendimento da capital mineira utilizam o moderno sistema VRF da Samsung para atender aproximadamente 1,4 milhão de pessoas

LUIZ ABREU | CDN
28/03/2025 15h54 - Atualizado há 2 dias
Sistema de climatização da Samsung promove bem-estar de pacientes nos Centros de Saúde de Belo Horizonte
Samsung Brasil
A SPE Saúde BH, Concessionaria responsável pela construção e operação de serviços não assistenciais de 69 Centros de Saúde da capital mineira, sob o escopo do seu contrato com a cidade, estão promovendo a instalação de um sistema de climatização de última geração fornecido pela Samsung Brasil. Essa iniciativa tem como objetivo promover maior conforto térmico aos cidadãos e servidores públicos que frequentam os Centros de Saúde, beneficiando aproximadamente 1,4 milhão de pessoas.
 
O moderno sistema VRF da Samsung está sendo instalado em Centros de Saúde espalhados pela cidade, climatizando diferentes tipos de ambientes, que incluem recepção e espera, áreas administrativas, consultórios para as Equipes de Saúde da Família, farmácia, salas de espera, coleta e vacina, além de salas de observação, curativos e higienização, consultórios odontológicos, sala multiuso, copa e sala de estar, vestiários e sanitários, espaços para os agentes comunitários e destinados ao controle de epidemias.
 
“A alta tecnologia empregada nos sistemas de ar-condicionado fornecidos pela Samsung aos Centros de Saúde de Belo Horizonte, além de ser importantíssima para garantir conforto e bem-estar das pessoas, também ajuda a concessionária e a gestão pública nos processos de instalação, operacionalização e manutenção. Em muitas unidades, há inclusive a possibilidade de integrar o sistema para que o gerenciamento seja remoto, ou seja, muito mais prático e rápido”, ressalta Guilherme Bruno, gerente de vendas de ar-condicionado B2B da Samsung Brasil.
 
Rapidez e eficiência são fundamentais para o fornecimento de qualquer serviço, especialmente quando o objetivo final é atender pessoas que necessitam de cuidados médicos. Os equipamentos DVM S2 da Samsung – linha comercial da marca – contam com tecnologia de fluxo de refrigerante variável, que garante a distribuição eficiente do ar refrigerado pelas unidades internas conforme a demanda necessária de climatização, permitindo maior versatilidade no projeto na instalação dos equipamentos. Com isso, os Centros de Saúde podem ganhar em flexibilidade e performance no controle da temperatura com baixíssimo consumo de energia.
 
Cada unidade conta com 28 evaporadoras High wall, 7 evaporadoras Built in, 8 Cassetes de 4 vias, 1 Cassete de 1 via, 4 Condensadoras para formar um sistema completo e efetivo, garantindo não só a climatização ideal como também a qualidade do ar interno exigido em cada ambiente, atendendo a critérios de filtragem e vazão de ar específicos. Também há o foco no conforto dos usuários, com a tecnologia Wind Free sendo empregadas em alguns ambientes.
 
“Na SPE Saúde BH, nosso principal propósito é levar dignidade ao cidadão e ajudar a transformar os indicadores da gestão pública. Após a parceria firmada com a Samsung para o fornecimento de um sistema de ar-condicionado de ponta, houve uma melhoria significativa no conforto térmico dos Centros. O equipamento da Samsung combina perfeitamente com a infraestrutura ideal capaz de levar mais conforto a pacientes e servidores, provando que o serviço público, por meio de PPPs, pode alocar melhor os seus recursos para oferecer tanto eficiência, quanto comodidade”, afirma João Mário Martins, CEO da SPE Saúde BH.
 
Saiba mais sobre as soluções de climatização comercial da Samsung na página oficial da marca, e não perca outras novidades em Samsung Newsroom Brasil.
 
Sobre os Centros de Saúde de Belo Horizonte
 
Desenvolvidos e colocados em prática pelo Município, os Centros de Saúde de Belo Horizonte estão a cargo da concessionária vencedora da licitação pública, a SPE Saúde BH, responsável pela construção e a manutenção da infraestrutura de 69 Centros de Saúde ao longo de 20 anos. A primeira unidade foi construída em abril de 2019 e concluída em dezembro do mesmo ano. Atualmente, 53 Centros de Saúde estão em funcionamento. A expectativa é que outros 16 estejam finalizados até o segundo semestre de 2026. Além da construção, a concessionária é responsável pela administração dos serviços de limpeza e conservação, manutenção predial, segurança patrimonial, engenharia clínica e gestão de utilidades dos 69 Centros de Saúde da Parceria. Já os serviços ligados ao atendimento médico (assistenciais) continuam sob a responsabilidade do governo local.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ HENRIQUE ABREU NOGUEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »