Indra apresenta tecnologias de última geração na LAAD para fortalecer a segurança e a defesa no Brasil e na América Latina
LETICIA MUNIZ
31/03/2025 16h31 - Atualizado há 1 dia
(Imagem: Divulgação | Indra)
- Sistemas da Indra atendem aos principais desafios da região para áreas como defesa do espaço aéreo, vigilância de fronteiras e proteção de recursos naturais e infraestrutura crítica
- Indra é uma das empresas líderes mundiais no desenvolvimento de radares, sistemas de comando e controle, defesa eletrônica, sensores, simuladores de voo e sistemas de defesa cibernética
- Com forte presença na América Latina, companhia oferece soluções adaptadas às necessidades de cada cliente, ajudando a fortalecer as capacidades tecnológicas do seto
Durante a LAAD 25, maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, a Indra apresentará soluções de vanguarda, preparadas para responder aos principais desafios do setor enfrentados pelos países da região, incluindo: proteger o espaço aéreo e as fronteiras para coibir voos ilegais, atividades ilícitas e tráfico de drogas; controlar a imigração ilegal; monitorar áreas costeiras para preservar áreas de pesca e recursos naturais; cuidar de florestas e grandes rios.
Ao longo dos quatro dias de duração da LAAD 25, a empresa apresentará seus sistemas de defesa aérea mais avançados, incluindo o sistema de comando e controle Airdef – o mais sofisticado do mercado –, além da família de radares Lanza, utilizado por exércitos de primeira linha.
A empresa também apresentará seu sistema antidrone Crow, amplamente testado em missões reais, tanto terrestres quanto navais, e projetado para detectar, analisar e identificar quaisquer drones que possam estar sobrevoando áreas protegidas, neutralizando-os por meio de medidas de destruição soft ou hard.
Em resposta ao crescente componente estratégico em que consiste o ambiente espacial, a Indra também revelará na LAAD 25 as capacidades do seu Radar de Detecção de Objetos Espaciais, um sistema de ponta, operado pela Força Aérea Espanhola e recentemente adquirido pela Força Aérea Alemã. Esse radar contribui para alcançar Consciência Situacional precisa de objetos em Órbita Terrestre Baixa (LEO), apoiando tanto a operação segura de satélites em órbita quanto permitindo o acesso seguro ao espaço contra o risco de impactos por detritos orbitais descontrolados ou possíveis tentativas de interferir em sua operação.
Por meio de sua subsidiária espacial, a Indra Space, a empresa está se tornando uma das poucas companhias no mundo com capacidade para cobrir toda a cadeia de valor do setor espacial de ponta a ponta, desde a construção de satélites até a prestação de serviços de observação da Terra, incluindo o fornecimento de serviços de comunicação extremamente seguros, essenciais para qualquer operação militar atual, ou, por meio de sua subsidiária com a espanhola ANSP ENAIRE, a STARTICAL, fornecendo informações para o gerenciamento seguro da navegação aérea globalmente, especialmente no espaço aéreo oceânico.
No tocante à vigilância costeira e de fronteiras terrestres, a Indra apresentará seu sistema de comando e controle iMARE, que integra tecnologias de ponta baseadas em Inteligência Artificial, proporcionando uma camada adicional de eficiência para integrar e explorar informações coletadas tanto por sensores e radares implantados para monitorar movimentos ao longo de linhas costeiras inteiras, quanto por outras fontes de informação, como observação por satélite ou consulta de código aberto. A empresa de tecnologia completa essa oferta com soluções avançadas para fortalecer a proteção subaquática de portos e fronteiras marítimas, combinando detecção acústica, sonar, robôs e comando e controle avançados. Os sistemas da empresa já cobrem a vigilância de mais de 5 mil quilômetros de litoral em países como Letônia, Portugal, Espanha e Hong Kong.
A Indra está modernizando plataformas e sistemas em todos os domínios de defesa, incluindo terra, mar, ar, espaço e ciberespaço. É por isso que, na LAAD 25, a empresa mostrará os sistemas de defesa eletrônica mais avançados que implementou em navios e submarinos de marinhas de todo o mundo. A empresa apresentará sistemas de missão, sensores e soluções de consciência situacional, que estão sendo usados para digitalizar os navios de guerra e tanques mais modernos, além de sistemas de autoproteção com os quais alguns dos helicópteros e aeronaves de nova geração estão voando.
Além disso, como líder e pioneira no desenvolvimento de novos sistemas de defesa cibernética, a companhia apresentará as soluções de conscientização situacional cibernética mais avançadas disponíveis. Também mostrará soluções projetadas para proteger todos os tipos de infraestrutura crítica, cobrindo suas dimensões físicas e cibernéticas.
Tecnologia-chave para o Brasil
Com presença em dez países da América Latina e uma equipe de mais de 16 mil profissionais na região, a Indra mantém uma estreita relação de colaboração com as Forças Armadas dos países latino-americanos, bem como com as empresas e centros de pesquisa de cada nação em que opera, ajudando a potencializar as capacidades tecnológicas dos tecidos industriais onde atua.
Como resultado dessa colaboração, a Indra lançou recentemente um Centro de Suporte de Serviços Avançado (ISSC), na Colômbia, para fornecer suporte completo ao longo do ciclo de vida dos sistemas terrestres, navais e aéreos de vários exércitos. Atualmente, trabalha na implantação de outro centro do mesmo tipo no Uruguai, ao mesmo tempo em que realiza ambiciosos projetos de defesa aérea em diferentes países da região.
No Brasil, a empresa mantém forte presença há mais de três décadas. Conta com 7 mil profissionais e escritórios nas principais cidades do país. A companhia forneceu e modernizou radares secundários (MSSR) para a Força Aérea Brasileira (FAB), contribuiu para o desenvolvimento do sistema de comunicações militares por satélite SISCOMIS, das Forças Armadas, forneceu o Simulador de Voo H225 para a Airbus/Helibras, que treina os pilotos militares do país, e sistemas de gerenciamento de tráfego de embarcações para o Porto de Vitória (ES). Além disso, por meio da Minsait, outra subsidiária do Indra Group, atuou em projetos-chave para a transformação tecnológica de todos os setores no Brasil.
Sobre a Indra
A Indra é a multinacional espanhola líder e uma das principais empresas globais de defesa, tráfego aéreo e espaço que, por meio da tecnologia, protege o nosso modo de vida atual e antecipa as necessidades do futuro. A sua equipe comprometida de especialistas, o seu profundo conhecimento do negócio e das tecnologias mais recentes, e a sua capacidade única de inovação e integração de sistemas fazem dela o parceiro tecnológico de confiança para as principais operações e para a digitalização dos seus clientes em todo o mundo. Graças à sua liderança em grandes programas e projetos europeus, bem como ao seu espírito de colaboração e estratégia de alianças, promove o ecossistema industrial e inovador nesses setores.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA FELIX MUNIZ
[email protected]