O início de um novo ano é sempre uma excelente oportunidade para investir no desenvolvimento pessoal e profissional e a oratória é uma habilidade essencial para quem deseja se destacar em qualquer área da vida. Seja para falar em público com mais confiança, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho ou até mesmo fortalecer os relacionamentos interpessoais, aprimorar a forma como se expressa pode abrir portas e gerar novas oportunidades. “A oratória reflete diretamente no nosso posicionamento perante as pessoas. Saber falar de forma correta faz com que nossos resultados sejam infinitamente melhores, pois faz com que passemos confiança para quem está ao nosso redor”, ressalta Livia Cortinóvis, comunicadora e apresentadora com mais de 20 anos de carreira.
A comunicação eficaz é uma ótima ferramenta para construir credibilidade, fortalecer conexões e transmitir suas ideias com clareza e impacto. “Saber se posicionar, falar de forma correta e com confiança no assunto abordado para cada situação faz com que as pessoas tenham um olhar de admiração e respeito por você e uma das consequências é ganhar destaque”, explica Cortinóvis. Dessa forma, pensando em auxiliar todos que desejam melhorar a comunicação e se posicionar da forma adequada, a especialista listou técnicas importantes para todos que desejam melhorar a oratória. Confira, a seguir:
Um dos primeiros passos para melhorar a oratória é entender e enfrentar o medo de falar em público. Muitas vezes, esse receio está ligado a sentimentos como insegurança, medo do julgamento alheio ou a preocupação excessiva em cometer erros. “Para lidar com isso, uma estratégia eficaz é escrever sobre o que exatamente causa esse medo. Ao colocar no papel suas preocupações, é possível analisá-las de forma racional e identificar padrões de pensamento que podem estar impedindo seu desenvolvimento. Técnicas de relaxamento ajudam também a controlar a ansiedade”, explica Livia.
A prática constante é fundamental para desenvolver uma oratória confiante e eficaz. Treinar a fala regularmente, seja em casa, na frente do espelho ou com alguém de confiança, ajuda a aprimorar a dicção, a postura e a expressividade. “Falar diante do espelho permite que você observe sua linguagem corporal, ajuste sua entonação e ganhe mais segurança ao ver como se apresenta. Além disso, contar com o auxílio de alguém próximo pode proporcionar feedbacks valiosos, ajudando a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. A repetição ajuda a criar uma familiaridade com o conteúdo e reduz a ansiedade, tornando o ato de falar em público algo cada vez mais natural e confortável”, pontua a comunicadora.
Dominar o assunto a ser abordado é essencial para transmitir confiança e credibilidade ao falar em público. O conhecimento profundo sobre o tema permite que você se sinta mais seguro, evite improvisações desnecessárias e esteja preparado para responder perguntas ou lidar com imprevistos. Para isso, é fundamental estudar, pesquisar e explorar diferentes fontes de informação, garantindo uma compreensão ampla e aprofundada. “Além disso, quando você realmente domina o conteúdo, sua comunicação flui de forma mais natural, facilitando a conexão com a audiência e tornando sua mensagem mais clara e impactante”, reforça Livia.
Para se destacar na oratória, é essencial encontrar um equilíbrio entre a preparação e a capacidade de improviso. A preparação detalhada permite que você estruture seu discurso com clareza, organize as ideias de forma lógica e esteja pronto para apresentar seu conteúdo com segurança. No entanto, imprevistos podem acontecer, e é aí que a habilidade de improvisar se torna um diferencial. “Saber se adaptar às circunstâncias é essencial na hora de se comunicar. Responder perguntas inesperadas e ajustar o tom da fala conforme o ambiente demonstra domínio do assunto e confiança”, ressalta.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA GEOVANNA PINTO
[email protected]