07 DE MARÇO DE 2025 - A Vibra, maior distribuidora de combustível e plataforma multienergia do país, e a Svitzer, empresa líder mundial em serviços de rebocadores e desde 2015 comprometida com a transformação sustentável das operações no Brasil, dão um passo significativo em seus compromissos com a descarbonização das operações marítimas. Após mais de dois anos de estudos e alinhamentos conjuntos, as empresas iniciaram ainda no mês de fevereiro a operação do primeiro projeto piloto para utilização de óleo diesel marítimo(ODM) com adição de elevados teores de biodiesel no país, que envolverá o uso de até 20% de biodiesel, em Santos, São Paulo.
A Vibra recebeu autorização especial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para comercializar diesel marítimo com até 30% de biodiesel. Com isso, a Vibra, além de ser pioneira no fornecimento de óleo diesel marítimo com adição de biodiesel no Brasil, é a primeira distribuidora a fornecer esse combustível com certificação ISCC EU no Brasil.
“Na Vibra, acreditamos que a inovação e a sustentabilidade são pilares fundamentais para o futuro da energia. Esta parceria com a Svitzer representa um marco importante não apenas para o setor marítimo, mas para toda a cadeia logística brasileira. Ao fornecer diesel marítimo com biodiesel e garantir a certificação ISCC EU, reforçamos nosso compromisso com a descarbonização e com a oferta de soluções energéticas mais limpas e eficientes. Estamos orgulhosos de ser pioneiros nessa jornada e de contribuir para um futuro mais sustentável, alinhado às demandas globais e às necessidades dos nossos clientes”, afirma Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B.
De acordo com Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, o projeto é um marco significativo e a empresa se torna a primeira do seu segmento a testar o biodiesel em rebocadores portuários no país, “A parceria superou com sucesso vários desafios, e aumenta a nossa expectativa em acelerar os nossos objetivos e metas, como reduzir em 50% a intensidade de CO2 de sua frota internacional, até 2030, e até 2040, as operações globais da companhia sejam neutras em carbono”. “Como próximos passos vamos confirmar a viabilidade técnica do uso de biocombustíveis nos rebocadores e determinar a porcentagem ideal de biocombustível a ser utilizada. Nossa intenção é que em breve o percentual de biodiesel utilizado suba para até 30%. É um passo decisivo para que possamos oferecer soluções para clientes que buscam descarbonizar todos os elos de sua cadeia logística. A nossa meta é contribuir de forma significativa para um futuro mais sustentável, alinhando as operações da Svitzer com as exigências ambientais globais, por isso buscamos parceiros que queiram inovar e nos ajudar nessa jornada”, explica o presidente de Svitzer no Brasil.
Descarbonização no setor de rebocadores
O projeto piloto da Svitzer, em parceria com a Vibra, é parte de uma série de iniciativas que buscam liderar o setor para um futuro mais sustentável e atender às crescentes demandas por soluções de transporte marítimo mais limpas. A companhia iniciou o ano de 2025 avançando em parcerias e soluções de eletrificação em portos nacionais, como Paranaguá e Salvador. Há também outros portos com soluções semelhantes já em operação em Santos e Suape, que também possui a participação da empresa
“O uso de biocombustíveis no setor marítimo no Brasil ainda está em fase inicial, e convidamos todos os clientes e demais partes interessadas a se unirem a nós nesse esforço para avançar nesse tema. Nenhuma empresa pode fazer isso sozinha, e estamos abertos a trabalhar com toda a comunidade portuária para impulsionar o progresso”, complementa Cohen. Em outros países, as operações da Svitzer já adotaram o uso de biocombustíveis e soluções inovadoras em mercados como o Reino Unido e Dinamarca, onde o uso de HVO (óleo vegetal hidrogenado) já está em operação.
Trata-se de uma tendência por descarbonização no setor marítimo que deve aumentar nos próximos anos, pois todo o segmento busca soluções para atender suas metas de descarbonização das operações.
A Vibra irá atender as necessidades da Svitzer fornecendo as misturas com diferentes teores de biodiesel. Inicialmente, os fornecimentos terão baixos teores de biodiesel na mistura, realizando o incremento gradualmente.
Sobre a Svitzer
A Svitzer é um fornecedor líder mundial de serviços de reboque e marítimos. A sua atividade principal consiste em prestar assistência a grandes embarcações marítimas nas manobras de entrada e saída de portos e terminais para atracar e desatracar. Com mais de 450 embarcações em sua frota mundial, os serviços da Svitzer desempenham um papel crucial como parte da infraestrutura portuária. A Svitzer foi fundada em 1833 e serve aproximadamente 2.000 clientes em mais de 140 portos e 40 terminais em 37 países. Leia mais em www.svitzer.com.
Para mais informações por favor contate:
Larissa Peruccini
FSB
T: +55 11 95353-4594
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização.
No mercado automotivo, a empresa detém a licença da marca Petrobras, formando uma rede com mais de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, com franquias como BR Mania e Lubrax+. Presença em todas as regiões, a Vibra atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo, incluindo aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos. A Vibra possui a maior planta de lubrificantes da América Latina e é reconhecida pela marca Lubrax. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
CONTATOS DE IMPRENSA – VIBRA
InPress Porter Novelli - Agência de Comunicação da Vibra
[email protected]
(21) 3723-8165/ 3723-8132
(21) 98093-8364 / (21) 991080248
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNELA ALVES RIBEIRO
[email protected]