Vazamento de gás: dicas para identificar, como evitar e o que fazer quando detectado

Reconhecer os sinais de vazamento de gás pode prevenir acidentes graves e ajudar a manter familiares e a casa em segurança

ANDRé ELOI
05/03/2025 18h04 - Atualizado há 3 semanas
Vazamento de gás: dicas para identificar, como evitar e o que fazer quando detectado
(Créditos: MarianVejcik/iStock)
 

O gás residencial é um recurso essencial presente na grande maioria das residências brasileiras. O seu uso, no entanto, não é livre de riscos. Um vazamento de gás é uma situação bastante perigosa e pode causar danos incalculáveis à saúde e aos materiais.

 

Para manter a casa em segurança e evitar acidentes, é preciso prestar atenção em possíveis sinais de vazamentos. Acompanhe, abaixo, as principais informações e dicas sobre vazamentos de gás.

 

Quais são os maiores perigos de um vazamento de gás?

Quando ocorre um vazamento de gás, todas as pessoas que residem ou frequentam aquele espaço correm sério risco de vida. A probabilidade de acidentes é grande. Entre eles:

 

Asfixia e intoxicação

O gás possui a propriedade de causar alterações no oxigênio encontrado no ambiente. Isso, por sua vez, causa falta de ar e outros sintomas como tontura, náusea, dor de cabeça, fadiga e desmaio. 

 

Além disso, o contato com o vazamento e a inalação do gás podem provocar intoxicação e danos severos à saúde, podendo levar à morte, a depender da quantidade inalada e duração da exposição. 

 

Explosão e incêndio

Diversos aparelhos elétricos ou eletrônicos presentes nas residências podem provocar faíscas, como interruptores, eletrodomésticos em geral ou aparelhos celulares. Essa faísca, em contato com o gás inflamável em abundância dentro de um ambiente fechado, é a receita certa para um desastre, podendo provocar uma explosão e um incêndio. 

 

O mesmo pode ocorrer com o uso de utensílios que produzem chamas, como isqueiros e fósforos.

 

A explosão e o incêndio podem causar queimaduras graves, morte, danos à estrutura do imóvel e perda dos bens.

 

Como é possível detectar um vazamento?

Teste da espuma

A forma mais conhecida e eficaz de detectar um vazamento de gás é através do teste da espuma, que é feito da seguinte maneira:

  • Pegar uma esponja úmida e colocar detergente nela, apertando e criando espuma.
  • Usar a esponja com espuma nos locais em que há suspeita de vazamento, como no encaixe da válvula com o botijão, na conexão entre as tubulações, entre outros (para isso, a válvula deve estar aberta).
  • Observar como a espuma reage; no caso de formação de bolhas, há um vazamento.
 

Sinais sonoros

Frequentemente, um vazamento de gás pode ser percebido com a presença de um chiado ou assobio na área de instalação de gás.

 

Odor

O gás possui um cheiro característico que é inconfundível. O vazamento pode ser detectado através do odor forte, que fica impregnado no ambiente. 

 

O que fazer quando um vazamento for detectado?

Após identificar um vazamento de gás, é preciso tomar alguns cuidados. As principais medidas são:

  • Fechar a válvula de gás para cessar o vazamento e para que não ocorra mais desperdício.
  • Abrir portas e janelas para ventilar o ambiente e dispersar o gás acumulado dentro dele.
  • Não ligar nenhum aparelho elétrico, incluindo telefones e celulares, ou acender a luz até que todo o gás tenha sido dispersado.
  • Em nenhuma hipótese acender fósforos ou isqueiros.
  • Sair do ambiente até que o gás tenha sido dispersado.
  • Entrar em contato com a assistência da companhia de gás encanado, com especialistas ou bombeiros, estando afastado do local de vazamento, como na casa de um vizinho ou na rua.
 

Como evitar um vazamento? 

Algumas medidas são importantes para a prevenção de um vazamento, como:

  • Para comprar novos botijões, pode ser feita a pesquisa “gás perto de mim”. Ao receber, deve-se verificar o estado do botijão e se não apresenta defeitos, ferrugem ou vazamento.
  • Manter aparelhos a gás em bom estado de conservação, com limpezas e manutenções periódicas.
  • Verificar o estado de válvulas, mangueiras e tubulações, assim como suas ligações, detectando desgastes e efetuando a troca ou correção quando necessário.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »