O Carnaval é uma das festas mais emblemáticas do Brasil, celebrado em todo o país com desfiles de escolas de samba, blocos de rua e muita animação. Além da festa e da cultura, a data impulsiona setores como turismo e comércio, desempenhando um papel significativo na economia nacional ao longo do ano. De acordo com o Ministério do Turismo, o carnaval de 2025 deve movimentar mais de 53 milhões de pessoas em todo o Brasil e gerar um faturamento de R$ 12 bilhões. O número representa um aumento de cerca de 8% em relação ao ano passado. Além disso, abre portas para novos negócios, especialmente no mercado internacional.
A festa mais popular do Brasil funciona como um verdadeiro cartão de visitas para o mundo. Durante o período de folia, milhares de turistas estrangeiros desembarcam no país, ávidos por vivenciar a experiência única da nossa cultura. “Essa exposição internacional gera um interesse crescente por produtos e serviços brasileiros, impulsionando o setor de exportação”, afirma Adriana Diniz Cunha Andrade, franqueadora da Asia Source em Belo Horizonte.
Um setor que colhe bons frutos após a festa é o de bebidas e alimentos, produtos típicos da culinária brasileira, como cachaça, café e frutas tropicais, ganham destaque no mercado internacional. O mercado da moda também se beneficia dessa onda. “Peças com estampas vibrantes e designs inspirados no espírito carnavalesco despertam interesse lá fora, especialmente em países tropicais e em eventos temáticos ao redor do mundo”, complementa Adriana.
Como aproveitar o pós carnaval para exportar
Com o suporte certo, as empresas brasileiras têm um potencial enorme para crescer e se consolidar no cenário internacional. A Asia Source está pronta para auxiliar nesse processo, conectando oportunidades e oferecendo consultoria personalizada.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
[email protected]