Empresa reduz inadimplência em 80% com plataforma de análise de crédito do Meu Crediário

Tradicional varejista do Centro-Oeste, conseguiu otimizar o fluxo de caixa por meio de um sistema de gestão voltado à melhoria da relação com clientes inadimplentes

ALAN SANTANA
26/02/2025 19h59 - Atualizado há 1 mês

Empresa reduz inadimplência em 80% com plataforma de análise de crédito do Meu Crediário
Reprodução/ Freepik

A inadimplência é um dos principais desafios do varejo. Quando um cliente deixa de pagar parcelas de uma compra, a loja pode sofrer prejuízos consideráveis, principalmente aquelas que vendem no crediário.

Diante desse cenário, o Meu Crediário, referência em sistemas de gestão para lojistas, ajudou a Mobilar — varejista de móveis e eletroeletrônicos com 30 anos de atuação em Goiás — a reduzir a inadimplência em 80%. A parceria permitiu otimizar o fluxo de caixa da empresa, que chegou a registrar 20% de clientes com pagamentos em atraso.

Em um contexto de incertezas econômicas, contar com uma gestão de crédito eficiente é fundamental para conceder crediário apenas a clientes com maior capacidade de pagamento, além de garantir o controle das parcelas mensais.

O caso da Mobilar

Com três décadas de mercado, a Mobilar é uma das principais redes varejistas de Goiás, contando com seis unidades físicas ao redor do estado.

Em julho de 2020, a empresa buscou o Meu Crediário para reduzir a inadimplência, que na época atingia 20% — ou seja, um a cada cinco clientes estava com pagamentos atrasados.

Segundo Sandra Carvalho, proprietária da Mobilar, a implementação do sistema de gestão foi essencial para reduzir a taxa de inadimplência para 4%, tornando a operação mais eficiente em relação aos anos anteriores.

Como o Meu Crediário atua na concessão de crédito?

O Meu Crediário desenvolve sistemas de gestão para redes e lojas de varejo que operam com crediário. A plataforma utiliza uma ferramenta de Decisão de Crediário Inteligente (DCI), que realiza uma análise detalhada dos clientes.

Com essa tecnologia, os lojistas têm acesso ao perfil de cada comprador, identificando para quem é recomendado vender e qual o tipo de parcelamento mais adequado.

Após a análise, os clientes recebem um limite de crédito e podem acessar os produtos disponíveis dentro desse valor. Já os lojistas obtêm recomendações sobre os formatos de parcelamento mais seguros, minimizando os riscos de inadimplência.

Além disso, a plataforma permite um monitoramento contínuo dos pagamentos, facilitando negociações rápidas com clientes inadimplentes e oferecendo um ambiente acessível para regularizar as dívidas.

Plataforma possui sistema próprio de score

Para avaliar o risco de crédito, o Meu Crediário desenvolveu um sistema próprio de score, que classifica os clientes em cinco categorias: A, B, C, D e E.

Clientes com classificação A são considerados de baixo risco e recebem um limite de crédito maior. Já aqueles enquadrados na categoria E possuem um limite reduzido, devido ao maior risco de inadimplência.

Inadimplência ainda preocupa o varejo nacional

Segundo o último índice de inadimplência no varejo, divulgado pelo Meu Crediário em novembro do ano passado, a taxa subiu de 6,99% (em julho) para 7,26%.

O aumento está relacionado ao Dia dos Pais, em agosto, período que favorece o consumo. De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, datas comemorativas exigem maior controle sobre a concessão de crédito, pois a demanda cresce e, com ela, os riscos de inadimplência.

Para os lojistas, contar com um sistema de gestão eficiente é uma alternativa para reduzir esses riscos, garantindo um fluxo de caixa equilibrado e a sustentabilidade do negócio.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cicero Alan Santana dos Santos
[email protected]


FONTE: Alan Santana
Notícias Relacionadas »