Treinamento de curativos e coberturas no Hospital Cidade do Sol

Ação reforça a importância do conhecimento prático no cuidado de pacientes

POLLYANA CABRAL
28/02/2025 14h53 - Atualizado há 11 horas
Treinamento de curativos e coberturas no Hospital Cidade do Sol
Divulgação
O mês de fevereiro no Hospital Cidade do Sol (HSol) tem sido marcado por um treinamento fundamental para enfermeiros e técnicos. Com foco nas lesões por pressão e suas coberturas, a capacitação, que está sendo ministrada pela enfermeira rotineira Natália Carrijo, segue o cronograma anual do hospital e é realizada no próprio local de trabalho, facilitando o aprendizado prático e a troca de experiências.

"Nosso objetivo é capacitar a equipe para utilizar corretamente os curativos e coberturas disponíveis no IgesDF, garantindo que todos compreendam qual insumo usar para cada tipo de ferida", explica a chefe do núcleo de enfermagem do HSol, Rayanne Lopes Macedo. Ela reforça, "este treinamento é uma oportunidade de alinhamento e atualização dos conhecimentos, pois muitos profissionais acabam não conseguindo se capacitar devido à rotina pesada."

O treinamento, que se estende por toda a semana, é voltado para os enfermeiros dos três turnos, com sessões específicas para cada período. "Começamos ontem, com o turno diurno, hoje é o turno da noite. A ideia é que todos participem e possam entender melhor como identificar e tratar as lesões por pressão com as coberturas adequadas", acrescenta Rayanne.

Nesta quinta-feira (27), mais um grupo de enfermeiros do HSol recebeu a capacitação. A ação reforçou a continuidade do cronograma de treinamento, com a participação ativa dos profissionais para aprimorar os cuidados prestados aos pacientes.

Durante as aulas, Natália compartilha sua vasta experiência prática, explicando as classificações das lesões por pressão e a aplicação de coberturas específicas para cada tipo de lesão. "Trago uma introdução sobre a pele e como avaliar a lesão, além de mostrar as coberturas disponíveis, suas indicações e contraindicações", destaca a enfermeira. "Essa é uma oportunidade de esclarecermos dúvidas, pois muitas vezes o curativo exige uma avaliação cuidadosa e o uso adequado de diferentes coberturas, o que pode gerar algumas incertezas. Estou sempre disponível para ajudar."

O treinamento tem sido elogiado pela equipe e tem gerado uma troca de conhecimento valiosa entre os profissionais. Natália ressalta que, por estarem no ambiente de trabalho, é possível realizar ajustes e tirar dúvidas em tempo real, facilitando a aprendizagem. "A capacitação no local de trabalho é importante, pois além de passarmos teoricamente o conteúdo, podemos acompanhar a aplicação prática dos curativos no dia a dia."

Com 11 enfermeiros, 48 técnicos e 4 maqueiros, a equipe do hospital é diversificada. A chefe de núcleo acredita que o sucesso do treinamento está no envolvimento de todos, desde os enfermeiros até os técnicos. "Aqui no HSol, temos um trabalho em equipe muito forte, e este treinamento é uma forma de garantir que todos estejam alinhados nas melhores práticas de cuidado", conclui.

Essas capacitações estão totalmente alinhadas aos valores e metas do IgesDF, que visa a melhoria contínua do atendimento à saúde pública. O Instituto, que é 100% SUS, promove a qualificação constante de seus profissionais e reforça a importância do tratamento humanizado e eficaz aos pacientes. Este treinamento é mais um exemplo do compromisso do Instituto com a melhoria no cuidado e no aperfeiçoamento das práticas de saúde, garantindo que todos os colaboradores estejam preparados para oferecer o melhor atendimento à população.

Este treinamento contínuo no HSol representa um investimento direto na qualidade do atendimento aos pacientes, com foco na excelência e no cuidado humanizado.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pollyana Cabral Porto
[email protected]


Notícias Relacionadas »