O Sambódromo do Anhembi está preparado para receber 180 mil pessoas nos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e do Grupo de Acesso 1 entre 28 de fevereiro e 2 de março. A Prefeitura de São Paulo investiu R$ 51 milhões e mobilizou 4,3 mil profissionais para garantir a segurança, saúde e inclusão durante o evento. O local contará com recursos como atendimentos médicos, segurança reforçada e acessibilidade para deficientes. Entre as regras, são permitidos mochilas e alimentos lacrados, mas itens como garrafas rígidas e armas são proibidos para a segurança do público.
O Sambódromo do Anhembi está pronto para receber cerca de 180 mil pessoas para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, nesta sexta (28) e sábado (1º), e do Grupo de Acesso 1, no domingo (2). No último sábado (22), as 10 escolas do Grupo de Acesso 2 já passaram pela passarela.
A Prefeitura de São Paulo investiu R$ 51 milhões na Liga Independente das Escolas de Samba e mobilizou mais de 4,3 mil profissionais para a estrutura do evento. O público contará com três postos médicos, 75 profissionais de saúde por dia, 14 ambulâncias, 816 agentes de segurança, 44 câmeras de monitoramento e drones.
Para garantir inclusão, o Camarote Espaço da Cidade oferecerá vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição para deficientes visuais. A mobilidade também será facilitada com linhas expressas de ônibus ligando estações de metrô ao Anhembi e com a Tarifa Zero aos domingos.
A limpeza do sambódromo contará com 180 agentes, 6 veículos e pontos de coleta de recicláveis, além da parceria com a Cooperativa Central Tietê. No primeiro fim de semana, foram retiradas 2,61 toneladas de lixo, utilizando 20 mil litros de água de reúso.
O Sambódromo, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1991, tem capacidade para 30 mil pessoas e pista de 530 metros de comprimento. O local conta com serviço de alimentação, banheiros e sala de imprensa para credenciados.
Entre as regras do evento, mochilas, capas de chuva e alimentos lacrados são permitidos. No entanto, garrafas rígidas, copos de vidro, guarda-chuvas, armas, fogos de artifício e bebidas fora de copos descartáveis são proibidos para garantir a segurança do público.